Da Revista AutoBus
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A cidade mexicana de Guadalajara, a segunda maior daquele país, terá em sua frota de ônibus urbano 166 novas unidades fornecidas pela marca chinesa King Long, todas movidas por gás natural comprimido.
São três modelos de ônibus urbanos com piso baixo equipados com motor Cummins B6.7G e L8.9G e com as transmissões totalmente automáticas Allison T270, T280 e T325, ambas com retarder. A tecnologia da empresa está adequada para equipar os motores movidos com gás, pois colaboram para a maximização do desempenho. De acordo com a fabricante, sua tecnologia Continuous Power Technology™, multiplica suavemente o torque do motor, harmonizando com perfeição com as interrupções de torque dos motores a GNC que tem ignição por centelha mais voláteis e menos previsíveis — o que se mostra quase impossível para o caso das transmissões manuais e automatizadas (AMT).
E, para compensar a menor potência que está associada aos motores GNC, o conversor de torque melhora significativamente a capacidade de partida, a dirigibilidade e a produtividade geral. Isso significa que os ônibus não sofrem com os típicos tempos de resposta mais lentos nas acelerações, fato diretamente relacionado às transmissões manuais e automáticas. Já o retardador integral presente nas transmissões auxilia na desaceleração do veículo com menor desgaste nas lonas de freio, resultando em melhor controle, capacidade de manobra e performance de direção otimizada.
Para a Allison, seu conceito tecnológico é calibrado de acordo com os requisitos operacionais do ônibus, tendo uma central de prognóstico que monitora vários parâmetros funcionais para determinar e alertar quando é necessária a parada para manutenção, fato que elimina trocas desnecessárias de fluido e filtro, fornecendo ainda a máxima proteção à transmissão, aumentando sua confiabilidade e durabilidade, além de reduzir o tempo de inatividade.