Parceria Toyota com a CaetanoBus, de Portugal, quer acelerar a difusão de ônibus a hidrogênio na Europa

Do Diário do Transporte
Foto: Divulgação

Em nota nessa sexta-feira, 09 de julho de 2021, a fabricante japonesa Toyota anunciou a união de marcas com a CaetanoBus, fabricante de ônibus e chassis de Portugal. A parceria (co-branding) está voltada à fabricação do ônibus urbano elétrico a bateria modelo e.City Gold, e do ônibus elétrico a célula de combustível, o H2.City Gold.

O reforço da aliança estratégica da Toyota com a CaetanoBus envolveu a Finlog, empresa de serviços financeiros, e visa acelerar a difusão da mobilidade a hidrogênio.

A nota relata que desde 2019 a Toyota Motor Europe (TME) integra sua tecnologia de células de combustível nos ônibus urbanos a hidrogênio fabricados pela CaetanoBus, o que inclui pilhas de células, tanques de hidrogênio e outros componentes essenciais,

Aliás, a CaetanoBus é a primeira empresa de ônibus da Europa a utilizar a tecnologia de células de combustível empresa japonesa.

Ao longo do último ano, a empresa portuguesa de ônibus reforçou a sua presença internacional com o aumento das vendas dos seus veículos de emissão zero em toda a Europa. “Com esse co-branding, reforçamos a parceria de longa data com a Toyota para todo o negócio de ônibus com emissão zero. Isso nos permite demonstrar, por um lado, capacidade técnica e tecnologia complementar, e por outro lado, um verdadeiro alinhamento com a descarbonização”, afirmou o Presidente da CaetanoBus, José Ramos.

O H2.City Gold é o ônibus elétrico movido a hidrogênio da CaetanoBus que usa o o sistema de célula a combustível da Toyota .

Este modelo urbano tem uma autonomia de 400 km e pode ser reabastecido em menos de 9 minutos. O modelo tem capacidade para transportar 94 passageiros.

Em setembro de 2020 a Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), maior operadora de transportes públicos na área metropolitana da capital da Catalunha, encomendou oito ônibus a hidrogénio do modelo H2.City Gold de 12 metros.

CO-BRANDING

A junção das marcas Toyota-Caetano Bus é o primeiro passo na estratégia de co-branding (parceria) que inclui também o ônibus 100% elétrico e.City Gold.

Agora será feita a alteração do emblema dos sveículo para incluir os logótipos “Caetano” e “Toyota”, uma forma de reconhecer o forte visual da empresa japonesa junto aos clientes europeus.

O presidente e CEO da Toyota Motor Europe, Matt Harrison, afirma que o co-branding dos ônibus zero emissões CaetanoBus mostra a confiança que a empresa deposita no mais recente investimento e na parceria de longa data com a fabricante portuguesa. “Também destaca a importância que a Toyota dá ao desenvolvimento de mobilidade com emissão zero, além dos carros, em nosso caminho para a neutralidade de carbono”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.