Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
O Encontro Fretamento 2025, realizado nos dias 25 e 26 de setembro no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu (PR), reuniu as principais fabricantes de ônibus do Brasil, como Mercedes-Benz, Marcopolo e Volare, apresentando veículos e soluções voltadas ao segmento de fretamento e turismo. Promovido pela ANTTUR (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento) em parceria com a FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo), o evento contou com exposições, palestras e debates sobre inovação, tecnologia e eficiência operacional.
A Mercedes-Benz destacou os modelos OF 1721, pertencente à frota da Vix Logística, e o O 500 RSD 6×2, do Grupo Guanabara, além do FleetBus, sistema de telemetria e conectividade para gestão de frotas de ônibus. Desenvolvido para atender desde pequenos até grandes operadores, o FleetBus oferece monitoramento em tempo real do comportamento dos motoristas, diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados e análise detalhada do desempenho do veículo. Desde janeiro de 2025, todos os ônibus urbanos e rodoviários da marca saem de fábrica com o equipamento instalado, tornando a ativação rápida e simplificada para os clientes.
Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, destacou que o portfólio da marca atende a diferentes necessidades do fretamento e turismo, com ênfase em conforto, robustez, eficiência de combustível, compatibilidade ambiental e segurança. Até agosto de 2025, a Mercedes-Benz lidera o mercado brasileiro de ônibus para fretamento, com 818 unidades emplacadas, 24% a mais que no mesmo período de 2024.
A Marcopolo e a Volare também expuseram modelos voltados a diferentes demandas do setor. Entre os destaques estiveram o Paradiso G8 1800 DD Conceito, que funciona como um showroom sobre rodas com tecnologias como ar-condicionado com inteligência artificial, câmeras 360°, controles remotos via Bluetooth, poltronas Leito e Leito Cama com monitores individuais, sistemas de entretenimento via satélite e itens de conforto e segurança avançados.
O Viaggio 900, da Marcopolo, voltado para operações regulares e médias distâncias, tem 12,7 metros, capacidade para 48 passageiros, chassi Euro 6 com motor dianteiro, poltronas Executiva com tomadas USB, elevador de acessibilidade e porta de acesso In Swing.
Entre os micro-ônibus, a Volare apresentou o Fly 12 Fretamento, considerado “super micro”, com 11,73 metros, capacidade para 45 passageiros, motor Cummins F 4.5 de 213 cv, ar-condicionado de 100.000 BTU/h, sistema de acessibilidade DTA, porta pantográfica e tanque de 150 litros. O Fly 9 Fretamento, com 9,29 metros e 30 passageiros, oferece poltronas Executiva de 940 mm, ar-condicionado, piso amadeirado, DRL, bagageiro e itinerário eletrônico, com conforto e aproveitamento de espaço superiores.
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, afirmou que o evento reforça a busca do segmento de fretamento por sofisticação, tecnologia, segurança e programas contínuos de renovação de frota.
O Encontro Fretamento 2025 contou com a participação de profissionais, empresários e especialistas do setor, abordando tendências em inovação, gestão de dados e inteligência artificial como ferramentas para aumentar eficiência, melhorar o nível de serviço e gerar maior rentabilidade para as empresas de transporte.