Do PORTAL UNIBUS
Foto: Kaio Lucas (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)
A Prefeitura de Fortaleza iniciou negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) para a renovação da frota de ônibus da capital. O anúncio foi feito pelo prefeito Evandro Leitão (PT) durante entrevista à rádio O Povo CBN, nesta terça-feira (4). Segundo o gestor, os veículos que operam no município são antigos e necessitam de modernização, incluindo a climatização.
O objetivo da renovação, segundo Leitão, é proporcionar mais conforto e comodidade aos usuários do transporte público. No entanto, o prefeito destacou que as tratativas ainda estão em fase inicial e que ambas as partes buscam um acordo viável para a implementação das mudanças.
A necessidade de renovação também se deve a problemas recorrentes relatados pelos passageiros, como a falta de limpeza nos coletivos. Reportagem publicada pelo Jornal O Povo, em janeiro, apontou a presença de sujeira dentro dos veículos. Na ocasião, o Sindiônibus afirmou que a higienização dos ônibus é realizada diariamente dentro das garagens, incluindo lavagem, varrição e remoção de objetos esquecidos pelos passageiros.
Outro desafio enfrentado pelos usuários é a redução no número de viagens. Entre janeiro e abril de 2023, metade das linhas de ônibus de Fortaleza tiveram diminuição na frequência, impactando a mobilidade na cidade.
Críticas ao aumento de subsídios e congelamento da tarifa
Durante a entrevista, Evandro Leitão também voltou a criticar o aumento do subsídio concedido às empresas de ônibus, aprovado em novembro de 2023, ainda na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT). O valor do repasse passou de R$ 158 milhões para R$ 248 milhões, um acréscimo de 62%. O atual prefeito considera o reajuste elevado e afirmou que buscará um equilíbrio financeiro para essa questão.
Além disso, Leitão reafirmou que não haverá aumento na tarifa do transporte público até o fim de 2024. O prefeito já havia abordado o tema em dezembro do ano passado, quando também anunciou a ampliação do passe livre estudantil para os fins de semana.
Posicionamento do Sindiônibus
Em nota, o Sindiônibus confirmou que está em diálogo com a Prefeitura de Fortaleza para discutir melhorias no transporte público da capital. A entidade ressaltou a importância da negociação e afirmou que aguarda avanços nas discussões, mas que ainda não há detalhes adicionais a serem divulgados.