Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andreivny Ferreira
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está realizando uma ação emergencial com o objetivo de aprimorar a infraestrutura dos seus escritórios de fiscalização em rodoviárias de diversas capitais e cidades brasileiras. A iniciativa visa melhorar tanto a imagem institucional da agência quanto as condições de trabalho dos servidores, além de otimizar o atendimento aos passageiros.
Coordenada pela Superintendência de Gestão, por meio da Gerência de Recursos Logísticos (Sudeg/Gelog), a ação já está em andamento em várias localidades. Entre as rodoviárias beneficiadas estão as de Uberlândia (MG), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Governador Valadares (MG), Recife (PE), São José dos Campos (SP) e Tietê (SP). No caso de Brasília (DF), as obras seguem um padrão definitivo, com início neste mês.
Melhorias nas condições de trabalho e atendimento
A modernização dos escritórios de fiscalização é uma prioridade para a gestão atual da ANTT. Segundo a Gelog, as melhorias incluem três frentes principais: novos uniformes padronizados, renovação da frota de viaturas e a reestruturação dos escritórios. Rafael Moya, gerente da Gelog, destaca o avanço nos investimentos: “Já investimos R$ 3 milhões em uniformes, reduzimos a idade média das viaturas de 15 para cinco anos, e agora estamos focando na melhoria das estruturas dos escritórios nos terminais rodoviários”.
As obras incluem melhorias no ambiente físico, como pintura e reparos no forro, além de adequações nos espaços de trabalho. A rodoviária de João Pessoa, por exemplo, já passou por uma nova pintura, enquanto em Fortaleza foram realizados reparos no forro e instalação de boxes com o apoio da Socicam e recursos da Colog.
Ambiente acolhedor para servidores
Além de modernizar a infraestrutura, a ANTT busca proporcionar um ambiente de trabalho mais acolhedor para os servidores que atuam nas rodoviárias, locais de grande movimentação e intensa fiscalização. A melhoria das condições físicas reflete diretamente na eficiência do trabalho e na qualidade do atendimento prestado aos passageiros que utilizam o transporte rodoviário.
Programa PROREV
A ação faz parte do Programa PROREV, que busca revisar e modernizar os processos de regulação e fiscalização da ANTT. O programa foca em três revoluções essenciais para a agência: regulatória, tecnológica e comportamental. No âmbito da revolução comportamental, a gestão de pessoas é destaque, com o objetivo de melhorar o dia a dia dos servidores e colaboradores, além de garantir transparência e bom senso nas decisões relacionadas à fiscalização de rodovias, ferrovias e transporte de cargas e passageiros.
A ANTT pretende, com essas ações, elevar o nível de suas operações, garantindo maior eficiência e benefícios aos usuários dos serviços regulados.