Ônibus elétrico atinge marca histórica de 500 km com uma carga na Austrália

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Yutong)

O setor de transporte público está em rápida transição para a eletrificação, com cidades estabelecendo metas ambiciosas. A expansão global desse movimento ganhou destaque recentemente com o desempenho do ônibus elétrico Yutong C12E na Austrália, que superou a marca de 500 quilômetros de autonomia com uma única carga em operação.

Operando há dois anos na linha entre Preston e Kiama, o Yutong C12E percorre cerca de 285 quilômetros por dia, utilizando apenas metade de sua capacidade de bateria. O percurso inclui trechos urbanos, rodovias e estradas de montanha, o que demonstra a versatilidade e eficiência do modelo em diferentes condições de tráfego.

Economia e eficiência energética
O Yutong C12E impressiona não apenas pela sua autonomia, mas também pela eficiência energética. Com um consumo médio de 63 kWh por 100 km, o custo estimado para operar o veículo nessa distância é de aproximadamente €9,4 (cerca de R$ 59,23). Em comparação, um ônibus a diesel que consome 22 litros por 100 km teria um custo de €28,6 apenas em combustível. A economia operacional chega a 67%, destacando a viabilidade econômica dos veículos elétricos para transporte público.

Além da economia de combustível, o fabricante ressalta a durabilidade do modelo, projetado para uma vida útil de ao menos 1,5 milhão de quilômetros. O Yutong C12E, com 12 metros de comprimento e capacidade para 57 passageiros, é equipado com um sistema de propulsão de 350 kW (475 cv), alimentado por baterias de lítio-ferro-fosfato de 350 kWh.

Desafios e perspectivas para a eletrificação
Embora o desempenho do Yutong C12E na Austrália sinalize um avanço importante na eletrificação do transporte público, desafios ainda permanecem para a adoção em larga escala. Entre os principais obstáculos estão a necessidade de expansão da infraestrutura de recarga, o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo e a adaptação das cidades para integrar esses veículos nas frotas e sistemas de transporte já existentes.

À medida que a tecnologia avança e os custos de produção diminuem, espera-se que os ônibus elétricos se tornem cada vez mais presentes nas grandes cidades. Além da redução de emissões de poluentes, essa mudança pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade do ar urbano, um problema urgente em locais como São Paulo, que recentemente registrou alguns dos piores índices de poluição do mundo.

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