Curitiba recebe primeiras unidades de novos ônibus Volvo B320R para o sistema Ligeirinho

Curitiba recebe primeiras unidades de novos ônibus Volvo B320R para o sistema Ligeirinho

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

Curitiba, reconhecida por seu eficiente sistema de transporte urbano, começou a receber as primeiras unidades de um lote de 95 novos ônibus Volvo B320R. Os veículos, produzidos no complexo industrial da Volvo na capital paranaense, serão destinados ao sistema Ligeirinho, que opera nas cores prata ou cinza e realiza rotas complementares às linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo.

As empresas responsáveis pela aquisição dos ônibus incluem Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade. O modelo B320R, com capacidade para até 80 passageiros e 13,20 metros de comprimento, foi encarroçado pelas fabricantes Caio e Marcopolo. A entrega completa das unidades está prevista até o final do ano, como parte da renovação da frota de Curitiba, que atualmente conta com cerca de 1.100 veículos.

Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil, celebrou a nova venda para operadores de Curitiba, cidade que, segundo ele, é vista como a casa brasileira da Volvo há quase cinco décadas. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes em ver a cidade investir em veículos novos, seguros e de alta qualidade”, afirmou o executivo.

Desempenho silencioso e econômico
Equipado com motor traseiro e câmbio automático, o B320R oferece conforto, baixo nível de ruído e um custo operacional competitivo para as empresas de transporte. O novo modelo urbano tem chamado a atenção em outras cidades brasileiras, como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro, devido ao excelente desempenho em consumo de combustível.

O chassi B320R utiliza o motor D8K Euro 6, com 320 cv de potência e torque de 1.200 Nm, proporcionando uma operação silenciosa e confortável para os passageiros, além de boa dirigibilidade para os motoristas. Outro diferencial é a semelhança do propulsor com os motores dos caminhões VM da Volvo, o que facilita a manutenção e a disponibilidade de peças, já que a rede de concessionárias conta com profissionais capacitados pela fábrica.

Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo, destacou que a venda dos chassis foi realizada pela Nórdica, concessionária da Volvo que atende Curitiba e parte do interior do Paraná. Parte dos veículos teve o financiamento facilitado pelo Banco Volvo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo