Florianópolis recebe primeiro ônibus elétrico em projeto piloto de mobilidade urbana

Florianópolis recebe primeiro ônibus elétrico em projeto piloto de mobilidade urbana

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Leonardo Souza (Prefeitura de Florianópolis)

A partir desta quinta-feira (24), Florianópolis contará com seu primeiro ônibus elétrico circulando pelas ruas da capital. O veículo, operado pelo Consórcio Fênix, faz parte de um projeto piloto de mobilidade urbana sustentável. Os motoristas da empresa passaram por um treinamento específico para operar o novo modelo, que será carregado no Terminal Integrado do Centro (TICEN) e atenderá diversas linhas, priorizadas de acordo com a demanda e critérios técnicos.

O prefeito Topázio Neto celebrou a novidade, destacando os benefícios ambientais e econômicos dos ônibus elétricos. “Além de menos poluentes, esses veículos são silenciosos e vão economizar combustível. A longo prazo, com a ampliação da frota, vão reduzir o custo do sistema”, afirmou o prefeito.

Rafael Hahne, secretário de Transportes e Infraestrutura, explicou que o veículo em circulação é parte de um teste inicial e que a cidade está se preparando para ampliar o uso dessa tecnologia. “Recebemos recentemente um aporte do PAC para a aquisição de mais ônibus elétricos. O processo está em aprovação na Câmara de Vereadores. Sabemos da importância dessa tecnologia para o meio ambiente e para a modernização da frota”, destacou Hahne.

Linhas atendidas e tarifas
Os usuários poderão utilizar o ônibus elétrico nas linhas 184 (UDESC via Beira Mar), 188 (TICEN – UFSC), 138 (Volta ao Morro Sul via Lauro Linhares), 320 (TILAG – TICEN via Beira Mar) e 630 (Corredor Continente). As tarifas serão as mesmas já praticadas no sistema, e os cartões convencionais, como de estudante e cidadão, serão aceitos.

Características do ônibus
O modelo que entrará em operação é o Azure A12 BR, fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. Com 12 metros de comprimento e capacidade para transportar até 76 passageiros, o ônibus tem uma bateria de 385 kWh, que pode ser totalmente recarregada em até três horas. O veículo possui autonomia de até 300 quilômetros, que pode ser ampliada com o uso de freios regenerativos.

Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer, destacou a importância da nova tecnologia para as cidades. “Estamos entusiasmados em trazer nossa tecnologia para Florianópolis, ajudando a cidade a avançar no conceito de cidade inteligente com um transporte 100% elétrico, sustentável e eficiente”, afirmou.

Conforto e acessibilidade
O Azure A12 BR oferece mais conforto aos passageiros, com tomadas USB em todos os assentos, Wi-Fi integrado e ar-condicionado ecológico com saídas de ar individuais. O veículo também tem vidros com tratamento UV para garantir conforto térmico. Em termos de acessibilidade, o ônibus conta com piso baixo, sistema de suspensão que facilita o embarque de cadeirantes e rampa de acesso.

O projeto de ônibus elétrico em Florianópolis faz parte de uma iniciativa que já está em operação em outras cidades do Brasil, como Cascavel (PR) e Belém (PA), com demonstrações em Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo