Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Cummins)
A Cummins anunciou recentemente uma nova identidade para a sua unidade de componentes. Agora chamada Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), a divisão reflete a integração das operações da Cummins com a Meritor, empresa adquirida em agosto de 2022. Desde então, a combinação das tecnologias e capacidades das duas empresas posiciona a Cummins como líder no fornecimento de soluções de trem de força integradas.
Com uma forte presença no Brasil, a CDBS mantém sua liderança no mercado de veículos comerciais com mais de 9 toneladas, detendo 60% de participação. A empresa também destaca a continuidade do fornecimento de eixos para o mercado brasileiro, além de manter a marca Meritor em mais de 3 mil itens ativos do aftermarket, como componentes de diferenciais, rolamentos e cruzetas. No campo das tecnologias de zero emissão, os eixos elétricos agora fazem parte do portfólio da Accelera by Cummins.
Segundo Kleber Assanti, gerente geral da CDBS para a América do Sul, a nova fase da empresa reforça seu legado de mais de um século de inovação global e 68 anos no mercado brasileiro. “Com a dedicação e o talento de nossa equipe, seguimos reafirmando nossa excelência por meio de soluções tecnológicas que contribuem para uma mobilidade cada vez mais sustentável”, afirmou Assanti.
Com sede em Osasco (SP), a CDBS fabrica eixos para veículos com capacidade entre 6 e 125 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Assanti ainda revelou que a empresa espera um crescimento de 20% nas vendas de seus produtos para caminhões e ônibus em 2024, em relação ao ano anterior.
Inovação no segmento de eixos para veículos extra pesados
Entre as novidades apresentadas pela CDBS está o MT-17X High Efficiency (HE), eixo desenvolvido para o setor de transporte rodoviário extra pesado. Com capacidade para suportar até 100 toneladas de PBTC, o MT-17X HE oferece uma maior capacidade de torque de entrada e aumento de 30% na capacidade de carga disponível. O sistema incorpora tecnologias que melhoram a eficiência e a durabilidade, resultando em menor consumo de óleo e maior vida útil do sistema de cardan.
Mauricio Biadola, gerente sênior de vendas da CDBS, explicou que o novo eixo também reduz o nível de abastecimento de óleo de 40 para 25 litros e pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp. Além disso, o modelo utiliza uma carcaça fundida que otimiza o design e melhora a montagem da suspensão do veículo, proporcionando mais flexibilidade e confiabilidade em operações severas.
Sistema Detachable: solução inovadora para frotas
Outro destaque é o sistema Detachable, que oferece a possibilidade de alterar a configuração de 6×4 para 4×2 quando o veículo está descarregado. Essa inovação permite o desacoplamento do segundo eixo trativo, direcionando o torque integralmente ao primeiro eixo, o que reduz custos de combustível e tarifas de pedágio em até 33%, além de aumentar a eficiência operacional em até 5%.
Desenvolvido 100% pela equipe de engenharia brasileira, o Detachable pode ser aplicado em diferentes modelos de eixos tandem da CDBS, como MT-14X e MT-160.