Do PORTAL UNIBUS
Com informações da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
A 55ª edição do Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, irá reconhecer os melhores trabalhos nos segmentos de transporte rodoviário de passageiros, metropolitano de passageiros e transporte de cargas. O concurso avalia projetos com base em critérios como estética, originalidade, segurança, praticidade, identificação da marca e promoção dos serviços e produtos oferecidos. Os vencedores serão premiados durante o evento “Maiores do Transporte e Melhores do Transporte”, organizado anualmente pela OTM Editora.
Há mais de cinco décadas, o concurso se consolidou como uma referência no setor de transporte brasileiro. “A cada edição, percebemos que o concurso reflete as transformações no transporte de passageiros e cargas, tanto em design quanto no mercado de veículos e na comunicação das empresas com seus clientes. Este ano, a expectativa é muito positiva, dado o bom momento do setor”, comenta Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora.
Vencedores da edição anterior
Em 2023, o setor demonstrou modernização e reinvenção, sem perder a essência e os valores tradicionais das empresas. No segmento rodoviário de passageiros, a Expresso JK Transportes levou o primeiro lugar, com um projeto assinado por Armando Villela, da Villela Design. A Viação Continental de Transportes, do Grupo Gontijo, ficou em segundo lugar, também com um projeto de Villela.
A Viação Santa Cruz foi premiada na categoria especial Memória do Transporte, destacando a reinterpretação de uma identidade visual criada nos anos 1980, com as iniciais SC em um formato estilizado que remete às curvas da estrada.
No segmento metropolitano de passageiros, o vencedor foi o sistema BRT da Mobi-Rio, operadora do transporte coletivo do Rio de Janeiro. O projeto, desenvolvido por Jorge Fernando de Andrade, refletiu o processo de revitalização do sistema. Em segundo lugar, ficou o Consórcio Ribeirão Preto de Transportes, com projeto de Carlos Marland, da Marland Design de Frota, seguido pela Radial+, com design de Luiz Antonio Misse Mota, da Missemota Arquitetura e Design.
Segundo Jorge Andrade, o concurso destaca a relevância do investimento na imagem das empresas, gerando tanto reconhecimento da identidade quanto resultados técnicos. “O concurso serve como uma avaliação da evolução dos serviços de design e inovação, além de ser o mais importante concurso de design no setor de transporte”, afirma Andrade.
Na categoria de transporte de cargas, a BBM Logística recebeu menção honrosa com um projeto desenvolvido internamente. A empresa, com mais de 25 anos de atuação, buscou reforçar seu posicionamento como uma marca aceleradora da evolução através do design.
A premiação continua sendo uma oportunidade de destacar as melhores práticas de comunicação visual e design no transporte, reforçando o papel da inovação no setor.