Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A Marcopolo, uma das líderes mundiais no desenvolvimento de soluções de mobilidade, destaca sua nova linha de veículos na Lat.Bus 2024, maior evento da indústria de ônibus da América Latina, realizado de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo. A empresa apresentará nove modelos de suas marcas Marcopolo e Volare, alinhados à tendência global de descarbonização do transporte.
Entre os destaques da marca Marcopolo estão cinco modelos rodoviários: Viaggio G8 1050, Paradiso G8 1200, Paradiso G8 1350, Paradiso G8 1800 DD e o urbano Attivi Integral, 100% elétrico, que traz uma configuração interna inovadora. A Geração 8, linha que já acumula mais de quatro mil unidades vendidas, continua a expandir sua presença no mercado, com 2.150 modelos Double Decker comercializados, dos quais 850 foram destinados ao mercado internacional.
“O sucesso da Geração 8 no Brasil e no exterior é uma realidade. Estamos focados em lançar os modelos G8 na maioria dos mercados em que atuamos, começando com a produção no Brasil, seguida por México e Colômbia, e exportações para países como a África do Sul, onde recentemente promovemos um evento de lançamento”, afirma André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Além dos modelos rodoviários e do Attivi Integral, a Marcopolo também apresenta no evento os novos Volare Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 10, Attack 8 Robust e o inédito Attack 9 Híbrido, que combina propulsão elétrica e etanol.
Este ano, a Marcopolo celebra 75 anos de atuação, consolidando-se como protagonista no desenvolvimento de soluções de mobilidade. “Nosso objetivo é continuar desenvolvendo produtos que promovam a descarbonização do transporte e avancem tecnologicamente, contribuindo para a mobilidade tanto nacional quanto internacional”, comenta Armaganijan.
Entre as inovações da Lat.Bus 2024, a Marcopolo destaca seus modelos híbrido e elétrico, que reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental. “Além do Attivi Integral, 100% elétrico, uma das novidades do evento é o modelo híbrido que utiliza etanol como fonte para a geração de energia para as baterias”, acrescenta o executivo. A Marcopolo já possui cerca de mil ônibus elétricos em circulação, seja por meio de soluções próprias ou em parceria com terceiros, em países como Brasil, Colômbia e México.
A empresa também explora novas fontes de energia, como o hidrogênio e o biometano. “Programas e incentivos públicos são fundamentais para o desenvolvimento dessas tecnologias”, destaca Armaganijan.
Líder no mercado brasileiro de carrocerias para ônibus, a Marcopolo produziu 6.201 unidades no Brasil e 1.058 no exterior apenas no primeiro semestre de 2023. Com uma produção consolidada de 13.035 unidades neste ano, 83% das quais fabricadas no Brasil, a empresa continua a expandir sua presença global.
Os principais mercados externos da Marcopolo incluem a América Latina e o continente africano. “Nossa presença internacional nos posiciona como um player global, aumentando nossa competitividade e nos incentivando a inovar constantemente. Mercados externos oferecem oportunidades de crescimento, especialmente em regiões onde a demanda por transporte público está em expansão”, conclui Armaganijan.