Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz do Brasil, uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina, anunciou a inauguração de sua nova Central de Distribuição e Logística de Peças em Itupeva, São Paulo. A unidade, localizada no condomínio logístico da HGLG, marca uma nova fase para a empresa, oferecendo uma localização estratégica e moderna infraestrutura.
A operação da nova Central é realizada em parceria com a Penske Logistics, empresa líder em soluções de cadeia de suprimentos, armazenagem e logística para o setor automotivo no Brasil e na América do Norte. Anteriormente instalada em Campinas, a Central foi totalmente transferida para Itupeva, na Estrada Joaquim Bueno Neto, 9.835, bairro Jardim Alegre, próximo ao km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido capital.
“A mudança para o novo endereço e a parceria com a Penske representam um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos imediatos de performance e eficiência, além de potenciais benefícios futuros”, afirma Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. A nova unidade abriga cerca de 45.000 itens do portfólio de peças de caminhões, ônibus e agregados, com aproximadamente 8.000.000 de peças em estoque e 1,5 milhão de peças distribuídas mensalmente para o mercado interno e mais de 50 países.
Tecnologia e sustentabilidade
Com um pé direito de 12 metros, a nova Central utiliza tecnologias avançadas como o WMS (Warehouse Management System) e está preparando a implantação do voice picking ainda este ano. A infraestrutura inclui 12 módulos de armazéns, 126 docas, 4 rampas de acesso para empilhadeiras e uma capacidade do piso de 6 toneladas por metro quadrado.
O galpão da HGLG recebeu certificações de “Empreendimento Classe AAA” e “LEED” (Leadership in Energy and Environmental Design), destacando-se por sua construção de alta qualidade e eficiência ambiental. A iluminação é feita com lâmpadas LED e luz natural Zenital, enquanto as empilhadeiras são elétricas, movidas por baterias de lítio, mais ecológicas.
Compromisso com a sustentabilidade
A nova Central também conta com uma estação de tratamento de efluentes, caixa de retenção de águas pluviais, telhas zipadas e isolamento termoacústico com Facefelt. As áreas administrativa e de convivência incluem mezaninos expansíveis, depósitos, serviços e um restaurante com capacidade para 500 pessoas.
A segurança é garantida por um sistema completo de combate a incêndios com hidrantes e sprinklers em toda a área de armazenagem. Além disso, a portaria blindada e o circuito fechado de TV garantem o controle de acesso 24 horas por dia.
Parceria de longo prazo
“É uma grande satisfação para a Penske Logistics Brasil anunciar esta parceria com a Mercedes-Benz Brasil. Utilizaremos todo o nosso know-how para otimizar todas as etapas da operação, com o que há de mais avançado em tecnologia e processos para a cadeia logística”, afirma Paulo Sarti, diretor-presidente da Penske Logistics Brasil.
Com essa nova estrutura, a Mercedes-Benz do Brasil busca aumentar a eficiência, agilidade e produtividade, visando a melhoria contínua na entrega de peças e a satisfação dos clientes.