Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Agência AutoData)
A Scania apresentou, na segunda-feira (24), seu novo ônibus elétrico, que será produzido na fábrica localizada no ABC Paulista. O projeto faz parte de um investimento de R$ 2 bilhões até 2028, dos quais R$ 60 milhões serão destinados à reestruturação da linha de montagem, que começará a realizar testes em março de 2025 e iniciará a produção em setembro do mesmo ano.
Com preço estimado em torno de R$ 2 milhões, o novo modelo K230E B4x2LB será encarroçado por empresas como Marcopolo, Caio, Camil, ou Mascarello. De acordo com Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, as vendas do ônibus elétrico começarão durante a Lat.Bus, evento que ocorre de 6 a 8 de agosto no São Paulo Expo. A expectativa é comercializar cinquenta unidades até o final de 2025.
Especificações técnicas e autonomia
O ônibus elétrico será movido por uma bateria NMC (níquel manganês cobalto) fornecida pela Northvolt, com autonomia de 250 a 300 quilômetros em condições severas, como uso de ar-condicionado e topografia íngreme. “Este material possui densidade de energia maior e, portanto, é mais leve, o que permite maior autonomia”, explicou Nucci. O veículo estará disponível em opções de 12 a 14 metros e poderá transportar cerca de oitenta passageiros, em configurações de piso baixo ou normal.
Além disso, o Scania Banco oferecerá financiamento via funding verde, com taxas reduzidas de 0,79% ao mês, em comparação aos 1,10% a 1,15% ao mês para veículos a gás.
Produção e capacidade
A fábrica brasileira será a terceira unidade da Scania no mundo a produzir ônibus elétricos, após Suécia e Polônia. A unidade do ABC Paulista, com capacidade de produção de 4,1 mil unidades por ano, agregará três novos modelos diários à sua linha de montagem atual, que produz onze unidades por dia. A equipe de produção conta com noventa funcionários, dos quais 15% são mulheres.
Tecnologia e sustentabilidade
O novo ônibus elétrico será oferecido em duas versões de bateria: uma com quatro pacotes, totalizando 416 kWh, e outra com cinco pacotes, somando 520 kWh. O motor EMC 1-2, que pesa 238 quilos, tem torque equivalente a um motor diesel de 400 cv. A recarga da bateria leva de 150 a 170 minutos e a produção das baterias na Suécia emite 70% menos CO2, justificando a denominação de “bateria verde”.
Planejamento futuro
Alguns componentes, como a célula da bateria e os cabos, serão importados da Suécia, mas a Scania planeja desenvolver fornecedores locais. Marcelo Gallão, diretor de desenvolvimento de negócios da Scania Operações Comerciais Brasil, afirmou que o novo ônibus será testado inicialmente em São Paulo, com planos de expansão para o Rio Grande do Sul e Paraná.
A próxima Lat.Bus, que marcará a inclusão do ônibus elétrico no portfólio da Scania, será um evento crucial para a apresentação desta novidade ao mercado. “A próxima Lat.Bus marca a primeira inclusão do ônibus elétrico no portfólio da Scania”, disse Gallão.
Com a nova linha de produção e o aumento na capacidade, a Scania reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, posicionando-se como líder no mercado de veículos elétricos no Brasil e na América Latina.