Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (BYD / Via Auto+)
A BYD, empresa chinesa de veículos elétricos, anunciou o lançamento do BD11, um ônibus de dois andares totalmente elétrico, projetado para atender às rigorosas normas de emissões do Reino Unido.
O modelo BD11 deve entrar em operação ainda este ano, substituindo os atuais modelos híbridos da Routemaster. O ônibus elétrico terá versões específicas para Londres e regiões adjacentes. Para a capital britânica, o BD11 será equipado com quatro motores centrais, suspensão ativa e outras tecnologias avançadas.
Uma das características notáveis do BD11 é a bateria Blade, que oferece uma capacidade de 532 kWh, permitindo uma autonomia de até 644 km com uma única carga, conforme relatado pelo portal Autocar. A BYD também considera a possibilidade de desenvolver baterias menores com um alcance ligeiramente reduzido, dependendo da demanda.
Para o carregamento, o BD11 pode utilizar carregadores com até 500V, e também pode ser recarregado por fios aéreos, uma opção disponível em cidades ao redor de Londres. Além disso, o ônibus pode ter um sistema de fios duplos, permitindo um carregamento mais rápido.
O BD11, projetado para o mercado londrino, oferece um design de dois andares, proporcionando amplo espaço para os passageiros. Em termos de segurança, o ônibus está equipado com um sistema de frenagem autônoma de emergência e câmeras externas. Para acessibilidade, o modelo inclui uma rampa de acesso.
Atualmente, não há previsão de que o BD11 seja introduzido no Brasil.