Prefeito de Salvador garante que não haverá reajuste no transporte público em 2024

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Betto Jr. (Prefeitura de Salvador)

O prefeito Bruno Reis anunciou nesta quarta-feira (8) que não haverá aumento das tarifas do transporte público em Salvador ao longo deste ano, mesmo com o fim da desoneração da folha de pagamento proposto pelo governo federal. Essa medida, que afetará o setor em todo o país, incluindo a capital baiana, acarretará em um aumento nos custos de operação.

Reis destacou a crise enfrentada pelo sistema de transporte metropolitano na Bahia, com o fechamento de empresas e a demissão de trabalhadores. Ele lamentou a falta de subsídios por parte do governo federal para o setor e criticou a reoneração da folha, que poderia impactar o valor da tarifa em cerca de 25 centavos.

“É lamentável que serviços essenciais, como o transporte público, não recebam a devida atenção dos governantes. Esperamos que o Congresso Nacional ou até mesmo o sistema judiciário revejam a questão, especialmente no caso do transporte público, que é um desafio não só para Salvador, mas para as médias e grandes cidades do Brasil”, afirmou o prefeito.

Ele ainda destacou que cinco das onze empresas que compõem o sistema metropolitano de transporte já faliram, resultando na demissão de aproximadamente 1,5 mil trabalhadores. Com o fim da desoneração da folha, Reis alertou que mais empresas podem enfrentar dificuldades financeiras.

Em relação aos subsídios, o prefeito ressaltou que a Prefeitura já paga 32 centavos por passagem, garantindo o funcionamento do serviço. “Para evitar instabilidade e preocupação, garanto que não haverá aumento na tarifa do transporte público este ano”, enfatizou Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.