Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen do Brasil)
De acordo com dados divulgados pela Acea, entidade representante do mercado local, as vendas de caminhões na Europa apresentaram um recuo de 4% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2023. Neste intervalo, foram comercializadas 85,3 mil unidades, sendo que a queda de 5,4% na venda de caminhões pesados influenciou o desempenho. Por outro lado, o mercado foi amparado pelo crescimento de 5% nas vendas de caminhões médios.
Os principais mercados europeus, Alemanha e França, registraram quedas de 2,2% e 0,3%, respectivamente, nas vendas de caminhões. No entanto, Espanha e Itália destacaram-se ao apresentar incrementos de 15,7% e 6,6%, contrariando a tendência regional de queda.
Enquanto isso, o mercado de vans na Europa experimentou um momento mais positivo, com um aumento de 12,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023, totalizando 400 mil unidades vendidas. Todos os principais mercados contribuíram para esse crescimento: Itália (19,4%), Alemanha (12,7%), Espanha (10,9%) e França (8,7%).
Já a venda de ônibus foi o destaque entre os veículos comerciais, com um crescimento significativo de 23,3% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 9,6 mil unidades vendidas. Na Alemanha, a demanda avançou 20%, enquanto na Itália e na Espanha cresceu 18,3% e 7,6%, respectivamente. No entanto, a França registrou uma queda acentuada de 16,8%.