Venda de ônibus no Brasil cai 17% nos quatro primeiros meses de 2024

Venda de ônibus no Brasil cai 17% nos quatro primeiros meses de 2024

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação Marcopolo

Fenabrave divulga dados preocupantes sobre licenciamentos de veículos no país

O mercado de ônibus no Brasil acumula queda de 17,11% entre janeiro e abril de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgados nesta sexta-feira (03), foram emplacados 7.499 ônibus nos quatro primeiros meses deste ano, contra 9.047 no quadrimestre inicial de 2023.

O segmento de ônibus é o único que apresenta resultado negativo no acumulado do ano. Todos os demais setores registraram crescimento: carros (+16,62%), comerciais leves (+20,72%), caminhões (+4,94%), motos (+26,07%) e caminhões (+11,20%).

De acordo com o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, a queda nas vendas de ônibus se deve principalmente à dificuldade na obtenção de crédito para a compra desses veículos e ao ritmo moroso das compras governamentais.

“As adesões a programas como o Caminho da Escola estão em ritmo ainda lento, mas há tendência de melhora para o restante do ano, especialmente se tivermos um cenário de crédito um pouco menos restritivo para as vendas de ônibus”, afirma Andreta Jr.

Abril registra alta em relação a 2023 e a março de 2024

Na comparação entre abril de 2023 e abril de 2024, as vendas de ônibus registraram alta de 30,74%, com 2.182 unidades emplacadas em 2024 contra 1.669 unidades no mesmo mês do ano passado. Já em relação a março de 2024, a alta foi de 6,65%, com 2.182 unidades vendidas em abril contra 2.046 unidades no mês anterior.

Mercedes-Benz segue líder de vendas

Em relação às marcas, a Mercedes-Benz permanece na liderança do mercado, com 4.405 unidades vendidas entre janeiro e abril de 2024, o que representa 58,74% de participação no mercado. A Volkswagen vem em segundo lugar, com 1.267 unidades e 16,90% de participação, seguida da Marcopolo (incluindo a marca de miniônibus Agrale), com 1.010 unidades e 13,47% de participação.

Confira as 10 marcas mais vendidas de ônibus no Brasil entre janeiro e abril de 2024:

  • Mercedes-Benz: 4.405 unidades (58,74%)
  • Volkswagen: 1.267 unidades (16,90%)
  • Marcopolo/Agrale: 1.010 unidades (13,47%)
  • Iveco: 363 unidades (4,84%)
  • Scania: 184 unidades (2,45%)
  • Volvo: 148 unidades (1,97%)
  • Inducar: 89 unidades (1,19%)
  • Agrale: 19 unidades (0,25%)
  • BYD: 03 unidades (0,04%)
  • HIGER: 01 unidade (0,01%)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.