Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)
Nos últimos anos, houve uma redução significativa no número de assentos disponíveis nos voos entre Fortaleza e Recife, bem como entre Fortaleza e Natal, de acordo com dados fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Essa tendência de declínio está prevista para continuar em 2024, segundo projeções.
Em 2019, a rota entre Fortaleza e Recife, conhecida como ponte aérea do Nordeste devido ao alto número de conexões entre as cidades, registrou 888.427 passageiros. No entanto, em 2023, esse número caiu para 644.635, uma redução de 27% no fluxo de passageiros, de acordo com a Anac.
Entre Fortaleza e Natal, a situação não é diferente. Em 2023, apenas 112.897 passageiros foram registrados, em comparação com os 261.641 de 2019, representando menos da metade do total.
Em janeiro de 2024, houve uma queda abrupta em comparação com janeiro de 2023, principalmente devido à retirada da Gol da rota e à substituição de aeronaves A320 Neo por Embraer 195 em alguns horários, resultando em cerca de 50 assentos a menos por partida. Os Embraer 195 têm capacidade para 118 passageiros, enquanto os A320 podem acomodar até 174.
Além disso, a partir de abril de 2024, a Latam reduziu a frequência de voos entre Fortaleza e Recife, operando apenas um bate-volta por dia. No entanto, a rota entre Fortaleza e Natal permaneceu praticamente inalterada durante o mesmo período.
Essa redução drástica no número de assentos disponíveis nos voos pode ser atribuída ao aumento das operações rodoviárias entre as capitais do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Os preços das passagens de ônibus, principalmente para assentos leito, são significativamente mais baixos em comparação com os voos. Apesar da viagem mais longa de ônibus, muitos passageiros consideram o conforto oferecido, como poltronas reclináveis, um ponto forte. Além disso, o horário de chegada coincide com o horário comercial de trabalho, tornando o ônibus uma opção mais econômica e prática.
A entrada da FlixBus no mercado, em parceria com a Catedral, também contribuiu para essa mudança. A empresa iniciou suas operações no Nordeste no final de 2023, oferecendo preços acessíveis e uma ampla gama de rotas entre Fortaleza, Natal e Recife. Essa competição resultou em uma diminuição na demanda por assentos nos voos, à medida que os passageiros optam por alternativas rodoviárias mais acessíveis.
“A modernização e expansão da frota de ônibus oferecem uma alternativa atrativa aos voos, especialmente considerando o alto nível de conforto e os preços acessíveis”, observou Edson Lopes, diretor-geral da FlixBus no Brasil.
Com a concorrência acirrada e a crescente preferência por viagens rodoviárias, as companhias aéreas enfrentam desafios significativos para manter sua participação no mercado.