BRT Transbrasil amplia horário de funcionamento e frota em operação integral no Rio de Janeiro

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Tânia Rêgo (Agência Brasil)

A partir deste domingo (7), o BRT Transbrasil, importante corredor expresso que conecta a Zona Oeste ao Centro do Rio de Janeiro, terá seu horário de funcionamento estendido, operando das 4h à meia-noite, com intervalos de apenas 10 minutos entre os ônibus. A medida visa melhorar o atendimento à população e facilitar o deslocamento dos passageiros ao longo do dia.

Uma das mudanças mais significativas é a ampliação do horário da linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador), que agora funcionará durante todo o dia da semana. Anteriormente, ela operava das 10h às 15h.

Além disso, a partir de segunda-feira (8), o BRT Transbrasil contará com uma frota de 50 ônibus articulados, e os intervalos de viagens serão reduzidos para apenas 5 minutos durante os horários de pico, garantindo maior frequência e eficiência no transporte.

Outras linhas do BRT também terão seus horários ampliados a partir de segunda-feira. As linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador) funcionarão das 4h à meia-noite, com intervalos de 6 minutos nos horários de maior movimento.

“A nova fase representa um aumento significativo no atendimento à população. Teremos o dobro de ônibus na frota do BRT em comparação com a primeira semana de operação. Isso significa uma oferta de serviço maior e em horário integral”, afirmou Jorge Arraes, secretário de Coordenação Governamental.

Desde o último sábado (30), o corredor expresso está em funcionamento completo, contando com 17 estações. A operação da calha segregada do BRT também teve início no mesmo dia. Isso significa que a faixa da esquerda da via, destinada exclusivamente aos BRTs, está delimitada por segregadores.

O corredor expresso Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030, atravessando 18 bairros ao longo de seus 26 km de extensão. Com seu funcionamento total, estima-se uma redução de 50% no tempo de deslocamento, proporcionando maior agilidade e eficiência no transporte público na cidade do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo