Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
No decorrer do primeiro bimestre deste ano, a indústria registrou aumento na produção de chassis de ônibus, atingindo a marca de 3,9 mil unidades. Esse volume representa, segundo dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), incremento de 88% em comparação com o mesmo período no ano anterior, quando foram fabricadas 2,1 mil unidades. Além disso, os números superam as produções de 2022, que contou com 3,3 mil unidades, e de 2021, com 3 mil unidades.
Durante a apresentação do balanço da Anfavea hoje, 07, Márcio de Lima Leite, presidente da entidade, expressou seu contentamento com os resultados, destacando que esse dado merece uma análise mais detalhada. Ele ressaltou que o desempenho está acima da média do segmento, sinalizando um cenário promissor.
No mês de fevereiro, especificamente, foram fabricados 2,3 mil chassis, evidenciando um aumento significativo de 78% em relação ao mesmo período de 2023, quando 1,3 mil unidades foram produzidas. Em comparação com janeiro, o crescimento foi de 42,1%, com 1,6 mil unidades fabricadas.
Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, contextualizou o expressivo crescimento em relação ao ano anterior, comparando-o ao setor de caminhões, que também registrou um movimento ascendente. Freitas explicou que esse fenômeno está ligado à introdução da nova tecnologia de motorização Euro 6, coincidindo com a possibilidade de comercializar modelos Euro 5 com uma diferença de preço de 15% a 25%.
A antecipação de compras de modelos Euro 5 no final de 2022 levou a um ritmo mais lento na produção, e no início do ano passado, as fábricas concederam férias coletivas para preparar as unidades para a produção de Euro 6, que começou efetivamente em fevereiro. Essa corrida por ônibus Euro 5 explica a queda de 31,8% nas vendas no comparativo anual do primeiro bimestre, com 2,5 mil emplacamentos em 2024 versus 3,6 mil em 2023.
Em fevereiro, foram emplacados 1,3 mil ônibus, representando uma redução de 31% em relação ao mesmo mês de 2023, mas um aumento de 16,2% em comparação a janeiro, quando os licenciamentos somaram 1,2 mil unidades.
Márcio de Lima Leite aponta algumas razões para a continuidade desse movimento positivo, destacando o programa Caminho da Escola e as eleições municipais como fatores que podem impulsionar tanto o mercado quanto a produção local.
Eduardo Freitas acrescentou que a renovação e expansão de frota também são impulsionadas pelo PAC Seleções, que disponibiliza recursos de R$ 65,2 bilhões. Há expectativas de que a aquisição de ônibus para o transporte escolar seja anunciada em breve.
Quanto às exportações, os 470 ônibus embarcados no primeiro bimestre registraram uma queda de 20,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, ao analisar apenas o mês de fevereiro, com 357 unidades vendidas a outros países, observa-se um aumento significativo de 216% em comparação a janeiro, que contou com 113 unidades, e de 17,8% em relação ao mesmo mês de 2023, com 303 unidades.