Do Portal UNIBUS
Foto: Divulgação (Busscar)
A Empresa Auto Viação Progresso, tradicional companhia pernambucana do transporte rodoviário de passageiros, iniciou a operação da sua renovação de frota de 2024. 15 novos ônibus, fabricados pela montadora catarinense Busscar, começaram a circular ontem, 1º, nas linhas interestaduais que partem do Recife.
Os 15 novos veículos, são montados no modelo Vissta Buss DD, da Busscar, carregando chassis da montadora Scania. As primeiras cidades que receberam a circulação dos novos ônibus foram João Pessoa, na Paraíba, e Natal, capital do Rio Grande do Norte. Pelo menos um ônibus do lote recém entregue foi escalado nas linhas que ligam as capitais paraibana e potiguar ao Recife.
Configurações
Os 15 novos ônibus adquiridos pela Progresso apresentam um inovador câmbio opticruise, com seletor localizado atrás do volante, no estilo alavanca. Esta escolha visa proporcionar uma experiência de condução mais intuitiva e eficiente para os motoristas da Auto Viação Progresso.
Além disso, a segurança e a tecnologia não são deixadas de lado, com a presença de sensor de estacionamento, câmera de ré e um aparelho multimídia touchscreen para uso do motorista.
Já os passageiros são recebidos com conforto e comodidade. O salão superior dispõe de 48 poltronas semi leito, enquanto o piso inferior oferece 12 poltronas leito. Todos os assentos são equipados com entradas USB, apoio para braços, pernas e pés, proporcionando uma jornada agradável para os viajantes.
A Busscar também incluiu, na montagem dos ônibus adquiridos pela Progresso, um elevador para cadeirantes, armários e geladeiras em ambos os salões. Os passageiros desfrutam de um ambiente climatizado, conexão Wi-Fi para se manterem conectados durante a viagem, e a comodidade de um sanitário a bordo.
História
Fundada em 1932, a Auto Viação Progresso é uma pioneira no setor de transporte de passageiros no Brasil. Sua história remonta à criação do primeiro serviço regular de ônibus, conectando os municípios pernambucanos de Garanhuns e Recife. Ao longo dos anos, a empresa se consolidou como uma influente participante na evolução dos transportes rodoviários na América Latina.