Do Portal BNAmericas
Foto: Reprodução (Portal BNAmericas)
Os ônibus elétricos movidos a energia solar flutuante seriam a solução de carbono zero e de menor custo para a frota a diesel da Montego Bay Metro (MBM) na Jamaica.
Essa é a conclusão de um relatório publicado pelo BID, o qual também analisou as opções fotovoltaicas terrestres e em telhados.
A pesquisa destaca o potencial de alugar a estação de tratamento Bogue, pertencente à Comissão Nacional de Água (NWC), para instalar um painel solar. A eletricidade seria armazenada em um sistema de armazenamento de energia de bateria no depósito da MBM.
Em setembro, a NWC lançou um projeto para instalar 45 MW de painéis solares fotovoltaicos flutuantes no reservatório de Mona.
O relatório determinou que a alternativa terrestre não era viável porque não havia propriedade adequada perto do depósito, enquanto um sistema em telhado teria custos mais altos.
Para ajudar a reduzir o risco no projeto de conversão, o estudo propõe o uso de uma parceria público-privada e financiamento verde.
“Uma demonstração bem-sucedida de ônibus elétricos em Montego Bay poderia ser ampliada para incluir todas as operações da Jamaican Urban Transport Company […] e em todo o Caribe”, afirma o relatório, disponível aqui (em inglês).