Da ANTP
Foto: Guilherme Costa (Ônibus Brasil)
Chegada do sistema BRT ao transporte coletivo de Sorocaba trouxe melhora dos deslocamentos na cidade. Isso é o que afirma 78% dos participantes da Pesquisa Sensor encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi.
Pelo segundo ano consecutivo, a Pesquisa Sensor por meio de uma “Enquete Eletrônica” via aplicativo Cittamobi (plataforma que concentra a base de dados de passageiros de Sorocaba), avaliou quesitos como conforto, segurança, rapidez, melhora nos deslocamentos e percepção da operação.
Em relação ao conforto durante as viagens, 89,9% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom. Desde agosto de 2020, a população passou a ter acesso a veículos novos e mais modernos nos modelos padron e superarticulados, todos com tomadas USB, wi-fi, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos. Este cenário não existia na cidade e foi transformado com a chegada do BRT.
Quando questionados sobre a segurança, 88,5% dos sorocabanos consideraram como ótimo ou bom. Houve um aumento positivo de 2,5% em relação ao ano passado. Os deslocamentos dentro do sistema são acompanhados por câmeras desde o momento que o passageiro espera o ônibus, ao trajeto e até o desembarque. Há câmeras nos terminais, estações, dentro dos ônibus e também nas vias exclusivas. O que contribui para uma maior sensação de segurança.
De acordo com Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba, o fato de ter uma operação 100% monitorada ajuda a inibir situações desagradáveis e proporciona mais tranquilidade para quem usa o transporte coletivo, especialmente, à noite. “São 1902 câmeras ligadas 24h, captando todos os detalhes. O passageiro nunca está sozinho. Para quem anda de ônibus, saber que o trajeto está sendo acompanhado é um fator importante durante o percurso. Se alguém tiver uma necessidade de ajuda, basta acionar o interfone e imediatamente auxiliaremos. No passado, isso não existia. Hoje, a tecnologia do BRT traz uma nova realidade que beneficia o usuário”, destaca Ferreira.
Referente a rapidez nos trajetos, 87,2% disseram que o tempo de viagem é ótimo ou bom. Em relação a 2021, houve um crescimento de 3,2%. Esse indicador positivo confirma uma das principais características de um sistema BRT que é a previsibilidade e agilidade. Para o passageiro, saber a hora de partida e de chegada possibilita que calcule sua rota e passe menos tempo nos deslocamentos. O que favorece à sua qualidade de vida e bem-estar.
Na visão geral, 72% avaliaram o sistema como ótimo ou bom. Sendo este, o mesmo índice de 2021. Os resultados indicaram equilíbrio em relação ao ano anterior e confirmaram que o passageiro se mantém satisfeito com os serviços realizados pelo BRT Sorocaba.
Para Paulo Fraga, CEO do Cittamobi, a implementação da pesquisa pelo segundo ano reforça a participação dos passageiros na manutenção e qualidade dos serviços. “O aplicativo é uma ferramenta utilizada para a mobilidade urbana, mas também para a melhoria contínua. Ter a possibilidade de desenvolver ações que prezam pela qualidade mostra o quanto estamos próximos aos usuários do ônibus e saber o que eles pensam é muito importante”, ressalta Fraga.