Por Truck & Bus Builder
Foto: Divulgação (Via Truck & Bus Builder)
O Departamento de Transportes de Los Angeles (LADOT) anunciou que recebeu uma doação de US$ 6 milhões da Comissão de Energia da Califórnia para instalar um dos maiores sistemas de carregamento de frota de veículos elétricos do país.
A micro rede movida a energia solar combinada com carregadores de 104 EV apoiará a adoção de ônibus elétricos pela cidade à medida que a agência faz a transição gradual para uma frota totalmente elétrica até 2028. A LADOT selecionou Proterra e Appparent para instalar os sistemas no Washington Bus Yard da agência. Os painéis solares fornecerão energia limpa à micro rede, além de fornecer energia de backup para permitir que os ônibus operem durante uma interrupção da rede.
A LADOT afirma que implantará 1,5 megawatts de painéis solares de teto, combindos com um sistema de energia de 4,5 MWh fornecido pela Appparent. A Proterra fornecerá cinco carregadores de frota de 1,5 megawatt com 104 dispositivos de carregamento remoto.
Em 2019, a cidade de Los Angeles estabeleceu a meta para a LADOT operar uma frota de ônibus completamente eletrificada até 2028. No início de 2021, a cidade recebeu seu 25º ônibus de trânsito elétrico com bateria ZX5 da Proterra. Atualmente, a LADOT opera um total de 29 ônibus elétricos a bateria em sua frota, com mais 30 previstos para 2022.
Gareth Joyce, presidente da Proterra disse: “As agências de trânsito e os operadores de frotas precisam de soluções de carregamento resilientes e confiáveis para ajudar a mudar para frotas elétricas. Este projeto inovador é um modelo de como podemos alimentar frotas de veículos elétricos comerciais e apoiar o futuro do transporte com soluções de energia renovável. Estamos entusiasmados em estender os benefícios de nossa tecnologia para ajudar a impulsionar a transição de Los Angeles para ônibus de trânsito elétrico de emissão zero.”
O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, acrescentou: “Los Angeles está no caminho certo para alcançar um futuro de emissões zero e nossos investimentos em sistemas de transporte limpos estão impulsionando esse progresso. Quanto mais veículos elétricos colocarmos em nossas ruas hoje, mais podemos reduzir as emissões para garantir um amanhã mais saudável e sustentável.”