Do Moovit
Foto: Tânia Rego (Agência Brasil)
O Moovit, uma empresa Intel, disponibilizou um novo recurso para seus usuários no Rio de Janeiro: o aplicativo, que é amplamente conhecido por informar o minuto correto que o ônibus vai chegar, agora informa se o próximo veículo aceita pagamento por aproximação, o NFC. A capital fluminense é a primeira cidade no mundo onde a funcionalidade está disponível.
O recurso foi desenvolvido para beneficiar passageiros que utilizam o Cartão Digital da Riocard Mais e a ideia é expandir para demais cidades do Estado. Também à base, será adicionada futuramente informações sobre aceitação da nova forma de pagamento nas estações de metrô, trem e BRT do Rio.
A informação aparece disponível nas telas de Direções e Estações do aplicativo. Um ícone de NFC será exibido ao lado do número do ônibus quando o pagamento por aproximação for aceito, em uma dinâmica semelhante às notificações de tempo real com as quais os usuários do Moovit estão habituados.
Além da praticidade, o pagamento por aproximação tornou-se ainda mais relevante durante a pandemia de COVID-19 para evitar o manuseio e a troca de notas. Recentemente, o Moovit passou a informar a lotação dos veículos com base em notificações dos usuários, em um esforço para evitar aglomerações.
“O Moovit simplifica a mobilidade urbana, e oferecer informações aos passageiros é parte fundamental deste processo. Implementamos este recurso em parceria com a RioCard Mais para que o pagamento de passagens seja mais prático na cidade do Rio. Estamos sempre abertos a somar forças com operadores, entes públicos e outras empresas que queiram beneficiar os usuários do transporte público”, afirma Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil.
“A proposta da Riocard Mais é tornar possível que o cliente resolva tudo na palma da mão. Sete entre 10 passageiros do Estado do Rio de Janeiro utilizam o sistema de ônibus em seus deslocamentos. Então, poder conferir se o ônibus aceita o Cartão Digital como forma de pagamento de passagem faz diferença na hora de planejar o embarque”, explica Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais.