A eletromobilidade flui pela Europa

Da Revista AutoBus
Fotos: Régis Guichenducq, TMB e Volvo Buses

Há poucos dias foi inaugurado o sistema de BRT 100% elétrico Chronoplus, ligando as cidades francesas de Tarnos e Bayonne, localizadas próximas à fronteira entre a França e a Espanha

Enquanto que no Brasil o setor de transporte coletivo urbano vive um momento dramático, com perda de passageiros e rentabilidade, além de ser desprezado pelas agendas governamentais, na Europa a situação é inversa, em virtude que o segmento recebe atenção da gestão pública nas diversas esferas de administração. Um dos exemplos mais marcantes é o investimento em tecnologia limpa de tração, com foco na redução das emissões poluentes visando atender o Acordo de Paris. Cidades europeias, compromissadas com a sustentabilidade ambiental estão se adequando às metas determinadas pela assinatura desse tratado de âmbito mundial, lançando mão de sistemas de transporte coletivo livre da poluição. Há poucos dias foi inaugurado o sistema de BRT 100% elétrico Chronoplus, ligando as cidades francesas de Tarnos e Bayonne, localizadas próximas à fronteira entre a França e a Espanha, na orla do Oceano Atlântico. Trata-se de uma segunda linha expressa para ônibus implantada na região (em 2019 entrou em operação o serviço com as mesmas características na rota entre Bayonne e Biarritz).

A nova linha possui 10 km de extensão e conta com 24 estações, além de sete ônibus articulados 100% elétricos que transportarão cerca de 90.000 passageiros por mês. A ligação irá aumentar a oferta de transporte em 25% (mais frequência) e com o objetivo de aumentar o número de passageiros em 50%. O lançamento do novo sistema confirma o compromisso da SMPBA (Syndicat des Mobilités Pays Basque Adour) e da operadora Keolis para a transição energética no modelo de transporte coletivo local, sendo que a partir de agora, mais de 40% das viagens no Chronoplus serão feita em veículos elétricos.

Os ônibus articulados 100% elétricos utilizados na operação foram produzidos pela marca espanhola Irizar e possuem a configuração para acomodar 150 passageiros. Eles podem ser recarregados, de forma rápida (cinco minutos), nos terminais ou de maneira mais lenta (entre três e quatro horas na garagem). Keolis opera a rede Chronoplus desde 2017, realizando serviços de mobilidade para 165.000 habitantes, que inclui onze municípios no sudoeste da França.

Na Espanha, mais precisamente em Barcelona, cidade reconhecida por investir constantemente no transporte coletivo livre de emissões poluentes, a Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) realizará um amplo teste com o inovador ônibus elétrico Lion’s City 18E, um modelo articulado desenvolvido pela montadora MAN e que se distingue por sua ampla autonomia e zero emissões. A avaliação técnica ocorrerá a partir do próximo mês de julho e terá uma extensão de um ano. Desse modo, a cidade catalã será uma das duas únicas cidades da Europa (a outra é Colônia, na Alemanha) a ter uma unidade de teste do referido modelo de ônibus.

Dentre as características do novo ônibus está os dois motores elétricos com potência nominal de 320 kW (429 HP), embora sua potência de pico disponível chegue a 480 kW (644 HP) de carga total para situações em operação no aclive. A energia elétrica vem de baterias modulares conectadas (oito ao todo) de forma que o conjunto é capaz de oferecer até 640 kWh de capacidade. O novo modelo 100% elétrico da MAN incorpora um sistema de carga rápida por corrente contínua, segundo o padrão CCS, que atinge uma potência média de 100 kW (pico de 150 kW) e que permite estar novamente disponível para serviço em apenas quatro horas. De acordo com o fabricante, o Lion’s City 18E tem autonomia, garantida ao longo da vida útil das baterias, de 200 quilômetros em percurso misto e até 270 em condições favoráveis. O teste com o ônibus MAN Lion’s City 18E é parte do desejo da TMB em colaborar com a indústria automotiva no desenvolvimento de veículos limpos, avaliando o desempenho e os custos totais (adicionados a todo o ciclo de via) comparáveis aos de veículos de propulsão convencionais, para acelerar a substituição da tradicional tecnologia e, assim, contribuir para melhorar a qualidade do ar e prevenir as alterações climáticas.

A Volvo Buses anunciou um ciclo de testes de seu modelo totalmente elétrico 7900 a partir de condições desafiadoras em termos de clima. No verão, seus veículos começarão a operar na cidade norueguesa de Bodø, localizada ao norte, próxima do Ártico. Ao mesmo tempo, a Volvo também estará testando seus ônibus elétricos em climas quentes, como parte de programas implantados na Espanha e no México, entre outros lugares. “Como um dos principais fornecedores globais de soluções para mobilidade elétrica, devemos ser capazes para atender aos requisitos e expectativas de nossos clientes, independentemente de onde operem. Isso se aplica não apenas às considerações ambientais, mas também à disponibilidade, conforto e segurança para os passageiros. Testamos nossos produtos junto com nossos clientes nas condições do Ártico e em climas quentes para garantir que temos as melhores soluções para uma gama de diferentes requisitos”, destacou Marie Carlsson, diretora de Desenvolvimento de Negócios Citymobility da Volvo Buses.

A Volvo Buses já forneceu mais de 6.500 ônibus eletrificados para cidades em todo o mundo. Sua linha de produtos e negócios inclui modelos com tração híbrida e totalmente elétrico, além de oferecer soluções em termos de otimização das baterias, infraestrutura de recarga elétrica e serviço de manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.