Da Revista Autobus
Foto: Divulgação (Via Revista Autobus)
A operadora basca TMB (Transports Metropolitans de Barcelona) anunciou recentemente a abertura de seu processo para a aquisição de 210 novos ônibus, elétricos e híbridos, que substituirão veículos mais antigos, com 15 anos de vida útil entre 2021 e 2025. Esta é a primeira concretização do roteiro anunciado em dezembro passado para a melhoria da qualidade ambiental da frota de ônibus de Barcelona, segundo a qual apenas veículos de tração limpa e preferencialmente elétrico serão incorporados a partir de agora.
Desse volume a ser contratado, 78 unidades serão 100% elétricos, a bateria, sendo 29 unidades de ônibus articulados e outras 49 do modelo convencional. Outros 85 veículos possuirão tecnologia híbrida de tração (gás natural/eletricidade), além de 23 unidades equipadas com motores a gás natural e 24 ônibus com dois pavimentos para o serviço turístico Barcelona Bus Turistic dotados de tração híbrida (diesel/eletricidade). Ao todo, serão investidos 116 milhões de euros. “A TMB planejou um investimento de mais de 400 milhões de euros nos próximos seis anos, que inclui não apenas a compra dos ônibus mais limpos disponíveis para cada tipologia, mas também os veículos auxiliares, as infraestruturas necessárias e a promoção de hidrogênio e biogás como energias verdes para um futuro que queremos acelerar ao máximo”, ressaltou a presi-dente da TMB, Rosa Alarcón.
De acordo com a executiva, esse processo de concorrência está dentro do compromisso estratégico para a modernização e total ambientalização da frota, que inclui a substituição de veículos a diesel, pois a rede de ônibus de Barcelona será inovadora, eficiente, segura e, sobretudo, limpa e sustentável, em consonância com os objetivos da União Europeia de descarbonizar o transporte e combater a emergência climática.
A TMB informou que fechou parceria com a empresa Iberdrola para a construção de uma estação de abastecimento de hidrogênio dos oito primeiros ônibus equipados com células a combustível adquiridos e que serão entregues a partir de novembro deste ano. O consumo estimado de hidrogênio é de 160 quilos por dia, o que aumentará em anos sucessivos à medida que unidades dessa tecnologia forem adicionadas à frota, até os 60 ônibus. A adoção de hidrogênio pela TMB é apoiada pelo programa europeu JIVE 2 para a promoção de veículos de célula a combustível e zero emissão, co-financiado pela União Europeia. “Este projeto pioneiro demonstrará a capacidade do hidrogênio verde de transformar a eletrificação do transporte urbano, promover a descarbonização de nossa economia e desenvolver cadeias industriais inovadoras com alto valor agregado em nosso país”, comentou Millán García-Tola, diretor global de Hidrogênio da Iberdrola.