Por Volvo do Brasil
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)
A tradicional pesquisa Great Place to Work (GPTW) iniciou o ano de 2021 com a revelação de um novo ranking, o das Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Indústria. Nesse seleto grupo está a marca Volvo, que recebeu destaque também no concorrido setor automotivo. É mais uma importante chancela como uma das melhores empresas para trabalhar no País.
O ranking das Melhores Empresas para Trabalhar GPTW Indústria é a nova iniciativa da consultoria global Great Place to Work, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI. Além de figurar na lista, a Volvo conquistou mais um importante reconhecimento: a empresa é um dos destaques do setor automotivo. O resultado foi revelado em um evento virtual no dia 9 de fevereiro.
Ao todo, foram avaliadas 244 empresas de todo o país e premiadas 40 de grande porte e 40 de médio porte. Os resultados compilados pelo GPTW são os de pesquisas realizadas entre julho de 2019 e agosto de 2020. “É uma honra e um orgulho receber novamente esse reconhecimento nacional, que é fruto do conceito que os próprios funcionários têm do local onde trabalham e das práticas de gestão de pessoas”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Volvo na América Latina, Carlos Ogliari.
Diversos reconhecimentos: A premiação Great Place to Work foi realizada no país pela primeira vez em 1997. Desde 2005, quando decidiu iniciar a participar da pesquisa, a Volvo do Brasil já foi premiada 19 vezes, sendo nove entre as empresas do Paraná, estado onde fica a sede da companhia no país, tendo figurado sete vezes nas primeiras colocações. Além disso, a empresa conquistou oito premiações Brasil, uma América Latina e uma no ranking Mundial, como uma das melhores empresas para trabalhar no mundo.
“Sabemos que manter uma conquista é bem mais difícil do que ser reconhecido pela primeira vez. Trabalhamos todos os dias para isso, para sermos coerentes entre o que dizemos e o que praticamos, com consistência e constância dos nossos propósitos. Essa é a fórmula que conhecemos para o real engajamento das pessoas, que traz à tona a missão do Grupo Volvo, que é gerar prosperidade por meio de soluções e infraestrutura de transporte”, acrescenta Carlos Ogliari.
Avaliação dos funcionários: Na pesquisa GPTW a avaliação é dividida em pesquisa com os funcionários, que tem um peso de 67%, e práticas culturais da organização, os outros 33%. A soma dos resultados define a média final, o Índice Geral de classificação. A base da avaliação leva em conta nove práticas culturais – Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Celebrar, Compartilhar, Contratar/Receber – com 63 afirmativas apresentadas aos funcionários, que são aleatoriamente convidados a participar e têm suas identidades preservadas. O índice de participação na Volvo tem sido sempre alto.
Outras conquistas: Ao longo dos anos, a Volvo vem conquistando excelentes colocações em todas as pesquisas do gênero. Exemplo disso é o levantamento “As melhores empresas para você trabalhar”, promovido pela revista Você S/A, da Editora Abril, do qual a Volvo também participa desde 2005. Nele, a empresa sempre figurou entre as melhores, sendo a campeã nacional do ranking em 2008 e 2011. Por diversas vezes, como em 2017, 2018 e 2019, a marca foi também reconhecida como a melhor do setor automotivo no Brasil.