Por BYD Brasil
Foto: Divulgação (BYD Brasil)
A Nobina – a maior operadora de ônibus da Suécia e da região nórdica – aumentou novamente a sua frota de ônibus 100% elétricos BYD com zero emissão de gases poluentes. Esta semana foram realizadas duas entregas para as autoridades de transporte público em Linköping e Halland. Ao todo foram entregues 34 veículos, sendo 18 ônibus articulados BYD 100% elétricos.
As cerimônias de entrega ocorreram simultaneamente em duas localidades distintas, no dia 15 de junho. As entregas demonstram o compromisso da BYD com seus clientes, pois a Suécia e demais países da Europa continuam enfrentando desafios e mudanças significativas em sua rotina em decorrência das emergências de saúde causadas pelo Coronavírus.
A entrega mais recente inclui 18 ônibus articulados de piso baixo de 18,6 metros para a cidade de Linköping e um total de 16 ônibus de 12 metros que serão destinados para vários serviços em toda a província de Halland, na costa sudoeste da Suécia. O modelo articulado de 18,6 metros oferece capacidade de aproximadamente 105 passageiros, sendo 37 assentos – e, graças ao seu design, possui um círculo de curva estreito de 24 metros. Para sua operação Halland, a Nobina selecionou o modelo de piso baixo de 12 metros mais vendido da BYD, com 26 assentos e capacidade total de 68 passageiros.
A adoção de ônibus elétricos BYD – principal fabricante de ônibus elétrico pela Europa – pela Nobina agora ultrapassa 160 unidades em operação ou encomendadas, incluindo um pedido de 13 modelos de 12 metros no início de abril para a cidade de Piteå, no nordeste da Suécia. A BYD agora tem quase 300 ônibus entregues ou encomendados em frotas em toda a Escandinávia, com diversos operadores que compartilham do mesmo compromisso da BYD em fornecer transporte público livre de emissões e 100% elétrico.
A Nobina está fortalecendo a posição como operadora líder de serviços de transporte público elétrico e sustentável nos países nórdicos”, disse Jens Råsten, gerente de frota do Grupo Nobina. “Neste sentido, o conceito de mobilidade elétrica da BYD provou se encaixar perfeitamente nas altas demandas nos países nórdicos em relação à flexibilidade, economia total do sistema de transporte, qualidade e confiabilidade, completou.
“Apesar da pandemia de coronavírus, permanecemos firmes em nosso compromisso de apoiar os operadores de transporte público com nossos produtos e serviços”, disse Isbrand Ho, diretor administrativo da BYD Europa, “nossos clientes estão claramente planejando o futuro e precisam contar com a BYD para continuar a parceria , mesmo em tempos difíceis”. Isbrand continuou: “A Nobina é um excelente exemplo de operador de ônibus com visão de futuro,que entende que uma frota sustentável de ônibus elétricos pode oferecer altos níveis de produtividade e ao mesmo tempo atrair cada vez mais passageiros que exigem transporte público limpo e sustentável.