Retrô: Os ônibus ‘executivos’ da Trampolim da Vitória

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo UNIBUS RN

Na última semana, a empresa Trampolim da Vitória completou 22 anos de operação. O Portal UNIBUS RN destacou, na última quinta-feira, dia 21 de maio, o #TBT Unibus RN com a marcante pintura da empresa utilizada na década de 1990, época de seu surgimento oficial. Hoje, na coluna ‘Retrô’, nós apresentamos os ônibus executivos que a empresa já disponibilizou. Confira!

A Trampolim da Vitória sempre se destacou como uma empresa inovadora. Iniciando suas atividades oficialmente em 22 de maio de 1998, após uma mudança no quadro societário da Viação Cidade do Sol, só ai foi que a empresa passou a existir de fato – já que anteriormente, apesar da logomarca da Trampolim presente nos veículos, na verdade quem operava ainda era a Viação Cidade do Sol.

Com o início das atividades pela Trampolim da Vitória, a empresa passou a colocar em prática ações que beneficiaram ainda mais os usuários – inicialmente de Parnamirim, único município onde a viação operava, fazendo a ligação com Natal. Outro grande salto ocorreu em 2004, quando a empresa também passou as operar as linhas que ligam Macaíba e São Gonçalo do Amarante a Natal.

Quando a Trampolim foi efetivada, o destaque de suas inovações ficou por conta da sua frota, renovada constantemente. Além da inclusão de ônibus novos e seminovos anualmente, a empresa também passou a incluir veículos do tipo ‘executivo’, isto é, que disponibilizavam maior conforto para os usuários.

Foi possível presenciarmos a operação dos ônibus com ar-condicionado e bancada rodoviária que a empresa teve. Os primeiros foram micro-ônibus do modelo Volare A5, até então da Marcopolo – posteriormente, a Volare se tornou uma marca independente, apesar de fazer parte da Marcopolo.

Em seguida, a empresa também fez a aquisição de um ônibus de grande porte com ar-condicionado. Era do modelo Svelto, da Comil, adquirido semi-novo da Paraíba. A própria empresa fez uma significativa reforma no ônibus, incluindo a bancada de ônibus rodoviários e cortinas, garantindo o máximo possível de conforto para os usuários.

E não ficou por ai. A empresa ainda fez a compra de dois ônibus do modelo Urbanuss Pluss, da Busscar, ambos semi-novos, que também tinham ar-condicionado e bancada rodoviária, proporcionando alta qualidade para quem viajava pela empresa.

Curiosamente, os ônibus recebiam propagandas que cobriam praticamente todas as partes laterais e traseiras das carrocerias, com campanhas publicitárias que eram substituídas periodicamente. Os ônibus, com as propagandas, eram um verdadeiro destaque nas ruas, chamando atenção de quem os via.

Durante o período em que estiveram em operação, praticamente ao longo de toda a década de 2000 – os últimos veículos ‘executivos’ deixaram a frota em 2010 – a empresa não recebia qualquer incentivo do Governo do Estado para a oferta diferenciada. A iniciativa da operação com os ônibus com maior itens de conforto partia da empresa, apesar dos custos maiores.

Com a venda para o grupo empresarial das empresas Itamaracá e Cidade Alta, ocorrida em 2010, os ônibus executivos deixaram de vez a frota. A empresa continuou realizando investimentos, desta vez focando na renovação de frota e melhorias operacionais, que seguem até hoje, mantendo diálogo permanente com seus clientes e disponibilizando ferramentas para que os usuários tenham o melhor serviço a sua disposição.

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