Coronavírus: Veja como será a operação do transporte público natalense a partir de amanhã

Por UNIBUS RN
Foto: Edvan Junior (Acervo UNIBUS RN)

Com a pandemia da COVID-19, popularmente conhecida como Coronavírus, o isolamento das pessoas em suas casas vem sendo uma importante arma para evitar a proliferação da doença. Para garantir que a recomendação das autoridades sanitárias seja cumprida e apenas quem trabalha com serviços essenciais possa estar nas ruas, a Prefeitura do Natal divulgou ontem que o sistema de transporte público da capital potiguar circulará com a frota de emergência semelhante à períodos de greve. Ou seja, o equivalente a 30% da frota estará na rua a partir desta segunda-feira, 23.

A definição ocorreu após o prefeito, Álvaro Dias (PSDB), anunciar nas redes sociais a paralisação de todo o sistema a partir de hoje. Com a repercussão negativa da medida, uma reunião de emergência foi convocada e contou com a participação do SETURN, sindicato que reúne as empresas do transporte público natalense, SINTRO (Sindicato que representa os rodoviários), representantes de hospitais particulares, Secretarias Municipais responsáveis por serviços que se manterão em funcionamento (STTU, Urbana e Saúde), Secretaria de Educação e representantes do setor de comércio e serviços.

“Acho que foi importante essa reunião porque a princípio se pensou em paralisação total do sistema para evitar o contágio nos veículos, mas depois houve a ponderação sobre o funcionamento dos serviços essenciais, inclusive dos estabelecimentos comerciais que vendem alimentos, remédios, combustíveis e outros produtos essenciais, então se pensou nessa proposta aprovada que, espero contemple a todos e que será avaliada diariamente conforme a evolução da situação”, explicou o prefeito Álvaro Dias, ao site da Prefeitura do Natal.

+ Leia também: Transporte coletivo de Natal seria suspenso a partir de domingo
++ Leia também: Prefeitura do Natal decide que 30% da frota de ônibus vai circular

De acordo com a proposta aprovada na reunião, o sistema irá funcionar da seguinte forma:

1) Os veículos circularão com saídas dos terminais entre 5h e 20h.
2) Apenas 30% da frota irá circular em todas as linhas de ônibus de Natal.
3) Os veículos circularão apenas com a capacidade referente à usuários sentados. Não poderão estar nos ônibus passageiros em pé.

Ainda segundo a Prefeitura do Natal, uma nova reunião está convocada para a tarde da segunda-feira, 23, no Gabinete de Crise, entre Prefeitura, SINTRO e SETURN, para avaliar o resultado das medidas e, sendo o caso, ajustarem a operação para os próximos dias.

Recomendações de uso: Em suas redes sociais, o SETURN divulgou dicas para que quem realmente precise sair de casa tenha a melhor experiência possível ao utilizar os ônibus, evitando o contágio pela COVID-19:

  • Manter as janelas do ônibus abertas, circulando o ar dentro do veículo.
  • Evitar a circulação de dinheiro, pagando a passagem através do NatalCard.
  • Evitar a utilização dos ônibus nos horários de pico.
  • Antes e depois de usar o transporte público, lavar as mãos com água e sabão.

“Pedimos aos usuários que colaborem com esse momento, optando por ficar em casa ou se deslocar em horários alternativos, evitando aglomerações, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Agindo assim, vamos superar essa crise mundial e retomaremos as nossas atividades o mais breve possível”, destaca o SETURN, ao divulgar as dicas e a operação especial em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo