Divulgação/Diário do Transporte |
Jerusalém, capital de Israel, terá seus primeiros ônibus 100% elétricos.
O pedido, de sete ônibus de 12 metros fabricados pela BYD, é resultado de uma concorrência anterior ganha pela fabricante chinesa em 2016.
Por conta disso, em meados de 2017, dezessete ônibus foram fornecidos para Haifa, cidade portuária situada ao norte de Israel, sob encomenda do operador de transporte público Egged. Os ônibus de Haifa, no entanto, não foram os primeiros elétricos a operarem em Israel: desde 2013 ônibus 100% elétricos da BYD já circulam na segunda maior cidade do país, Tel Aviv, encomendados pela Dan Bus Company, que atende a cidade e seus subúrbios.
O excelente desempenho dos 17 veículos em Haifa, especialmente em terrenos montanhosos, motivou o operador Egged a encomendar mais sete ônibus 100% elétricos, desta vez para a capital Jerusalém. A cidade está situada em uma área montanhosa, a 800 metros acima do nível do mar, e os novos ônibus BYD de 12 metros promoverão um contraste entre o moderno e o histórico: Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo, fundada há mais de 4.000 anos.
A Egged, Sociedade Cooperativa de Transporte de Israel, foi fundada em 1933, resultante da fusão de quatro empresas de transporte público. Ela opera 48% das linhas de serviço de transporte público do país, o que inclui as cidades de Haifa e a capital do país.
O pedido dos novos veículos é parte de um projeto maior, que conta com o apoio integral do Ministério dos Transportes e do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo é usá-los como força motriz para a experimentação e introdução de novas tecnologias para o transporte alternativo em Israel.
A previsão é que os ônibus 100% elétricos deverão ser entregues no primeiro trimestre de 2019.
Isbrand Ho, Diretor Administrativo da BYD Europe, comemorou mais este pedido, afirmando que a empresa vive “uma série de vitórias”. O executivo da gigante chinesa embrou que nas últimas semanas foram confirmados pedidos para a Itália e para a Noruega, “e agora temos o prazer de anunciar nossa segunda encomenda para Israel; e ainda há mais por vir”.
Diário do Transporte