A fabricante de ônibus elétricos BYD forneceu duas unidades do modelo D9W com carroceria Marcopolo para a cidade de Bauru, no interior de São Paulo. Os veículos foram comprados pelas empresas Cidade Sem Limites e Grande Bauru, que pertencem ao Grupo Constantino. São os primeiros ônibus elétricos que integrarão a frota do transporte coletivo da cidade. O primeiro ônibus elétrico foi entregue em 31 de agosto e a previsão é de que comece a rodar no próximo dia 10. O segundo veículo será entregue nos próximos quinze dias, com início das operações até o início de outubro. Ambos têm capacidade para transportar 32 pessoas sentadas e 38 em pé, incluindo espaço para cadeirante. São movidos a bateria de ferro-lítio, com autonomia de 250 quilômetros.
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“É inegável que o futuro do transporte público inclua ônibus elétricos. Orgulhosa de ser líder global em vendas de ônibus 100% elétricos por quatro anos consecutivos, tendo entregue cerca de 35 mil unidades em mais de 160 cidades mundialmente, a BYD fez e continuará a fazer grandes investimentos em sua operação local, compartilhando com os brasileiros sua missão de promover inovações tecnológicas para uma vida melhor”, disse o vice-presidente sênior de vendas, Wilson Pereira.
O chassi D9W é utilizado para aplicação de carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Ele é equipado com dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, que equivalem a 402 cavalos e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, que contam com um módulo de controle eletrônico de tração.
Eles são configurados com piso baixo (low entry) e vêm equipados com freios a disco regenerativos, sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, suspensão pneumática integral e sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) que permite o rebaixamento da suspensão, alinhando o veículo às plataformas de embarque e desembarque. Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas.
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