Imagem – Scania México |
A cidade mexicana de Puebla possui o seu sistema de transporte público Masivo de la Cuenca Norte Sur integrando sua área com outras cidades da região metropolitana. E, em seu processo de modernização, o eixo estrutural denominado RUTA Linea 3 receberá dentro de breve novos ônibus que deixarão de promover um impacto negativo ao meio ambiente. Com mais de 1,5 milhão de habitantes, Puebla viu na evolução de seu sistema de ônibus urbano a oportunidade para oferecer serviços de qualidade, eficientes e sustentáveis ambientalmente.
Seguindo a estratégia traçada em direção a um ambiente urbano mais limpo, por meio do planejamento e do uso de veículos com reduzidos índices de emissões poluentes, a cidade e o seu corredor terão, a partir de outubro próximo, 12 ônibus articulados com chassis Scania (K320) e carroçarias da Marcopolo México (MP60 Express) equipados com propulsores a gás natural, adquiridos pelo operador Mobility ADO. Além dos articulados, o sistema terá outras 25 unidades de ônibus, também com chassis Scania (K280 com motor a gás natural), mas com carroçarias Ayco, que irão operar em linhas alimentadoras.
RUTA significa Red Urbana de Transporte Articulado, que tem como premissa a organização administrativa e operacional do sistema local, oferecendo assim um transporte coletivo com tecnologia de ponta, acessibilidade, rapidez, sustentabilidade ambiental e econômica.
Revista AutoBus