A fabricante holandesa de ônibus elétricos Ebusco pode se instalar no Brasil. As negociações já começaram entre a empresa e o Estado do Ceará. A informação foi confirmada pelo assessor especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann, ao repórter Átila Varela, do jornal local O Povo: “Os empresários da Ebusco sondam a possibilidade de se instalarem no Brasil. Não há nada definido ainda”.
O assessor especial ainda disse que os holandeses estudam a viabilidade dos ônibus elétricos para o mercado brasileiro do ponto de vista comercial.
Contatos com donos de empresas de ônibus de Fortaleza são considerados por Balhmann essenciais para os holandeses sentirem a recepção dos empresários brasileiros e os principais entraves no mercado interno.
“Foi proposta essa apresentação com parâmetros de uso operacional, custo do investimento e valor de retorno do que for empregado. Mas não definiram data ou quando voltam” – disse Balhmann, ressaltando que a palavra dos empresários de ônibus terá muito peso nas decisões da empresa da Holanda.
“Precisa de um convencimento. A parte que trata dos ônibus urbanos no Brasil é uma concessão privada. Há necessidade de dialogar com empresários”, disse ao jornal.
Se realmente a empresa se convencer que o Brasil teria um mercado que em curto e médio prazos justificasse os investimentos, o destino poderia ser a Zona de Processamento de Exportação do Estado (ZPE-CE), em São Gonçalo do Amarante.
No início do mês já houve um encontro entre executivos da empresa holandesa, governo do Ceará e operadores de ônibus da região.
A Ebusco, em seu site oficial, diz que foi a primeira empresa a receber homologação completa de um ônibus elétrico dentro das atuais normas europeias. A empresa ainda diz que desde 2010, já colocou em circulação na Europa em torno de 300 ônibus elétricos. A Ebusco também comercializa sistemas de monitoramento de frota e gestão operacional.
Entre os principais mercados da Ebusco são Alemanha, França, Noruega e Portugal. Entre as principais empresas que possuem veículos da marca estão Transdev, Boreal, BSAG Bremen, Arriva, Stadtwerke Munchen, Kolumbus e Borkumer Kleinbahn.
O modelo atualmente destacado pela holandesa é o Ebusco 2.1, que, segundo a fabricante, tem baterias capazes de garantir para os padrões operacionais europeus, autonomia de 325 quilômetros e capacidade de transportar 95 passageiros entre sentados e em pé.
No Brasil, há três empresas consolidadas que fabricam sistemas de tração elétrica para ônibus. A primeira é a brasileira Eletra, instalada em São Bernardo do Campo no início dos anos 1990. Em 2012, a sueca Volvo começou a fazer na planta de Curitiba ônibus híbridos. Em 2015, a chinesa BYD se instalou em Campinas e em 06 de abril de 2017 inaugurou uma linha de montagem de ônibus.
Diário do Transporte