Internacional: Scania debate sustentabilidade na América

Durante a MIREC Week 2017, congresso que debateu as mais diversas formas de energia para o transporte coletivo na Cidade do México, Joel Pheerson, representante da Scania no comando de um extenso estudo sobre combustíveis e sua viabilidade nas grandes cidades, mostrou que a adoção de tecnologias alternativas ao diesel será um grande desafio a ser enfrentado por gestores e operadores. Segundo ele, cidades complexas, como a capital mexicana, necessita de muitos estudos ao lidar com modelos disruptivos, como a eletromobilidade, por exemplo.

Em sua visão, Pheerson destaca que o transporte público impulsionado por gás natural (GNV) segue-se apresentando como uma ótima opção ao contar com uma demanda suficiente capaz de promover um amplo mercado, assim como poder apresentar rentabilidade operacional.
Para a Scania, a sustentabilidade e sua aplicação são tarefas de governos, instituições, empresas e sociedade. Hoje, as cidades merecem transporte limpo e eficiente, especialmente agora, que as áreas urbanas estão se expandindo cada vez mais e o meio ambiente tem sofrido uma deterioração na qualidade do ar. E a opção pelo gás natural contribui com a sustentabilidade ambiental, já que o combustível pode reduzir ao máximo o nível de emissões poluentes (em média 99% de emissões de material particulado em comparação com os motores Euro V a diesel), além da diminuição dos ruídos (10 ônibus a gás proporcionam ruídos equivalentes a um ônibus a diesel).
A montadora também participou do Congresso da UITP (União Internacional de Transporte Público), realizado há poucos dias na cidade canadense de Montreal. As mudanças climáticas são também oriundas dos sistemas de transporte e poder oferecer soluções de baixo carbono à mobilidade urbana é um contexto explorado há um bom tempo pela Scania. Jonas Strömberg, diretor de sustentabilidade da Scania, comentou que é urgente as trações alternativas estarem em operação comercial para que se possa alcançar a redução das emissões poluentes. “Além de projetos de BRT, a Scania trabalha intensivamente para promover suas soluções com sustentabilidade ambiental, com foco no transporte inteligente e em planos ambiciosos para combater as mudanças climáticas. É crucial uma nova cultura urbana para cumprirmos com o objetivo de mudanças para um transporte limpo” disse o executivo.
Foto: Divulgação (Scania/Busscar Colombia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo