Elaborado pela Associação Nacional de Transporte dos Estados Unidos (Nacto, na sigla em inglês), em parceria com um movimento internacional que busca o melhor desenho para as cidades – o Global Designing Cities Initiative –, o Guia de Design Urbano reúne o que já é consenso em termos de design de ruas, cruzamentos e outros elementos de infraestrutura urbana e de trânsito. Ainda no último mês de outubro, a Natco lançou uma versão atualizada do guia, com lições globais sobre o assunto, tiradas a partir da observação de 72 cidades de 42 países diferentes, mas essa publicação ainda não está disponível gratuitamente.
Entre os especialistas em transporte e urbanistas, a ideia geral é de que um passageiro não deve ficar mais do que cinco minutos à espera do ônibus. E embora seja o tempo de espera o fator mais importante em termos de eficiência no transporte público, há várias formas de fazer dessa espera algo mais agradável.

Outro ponto é que nos trechos onde a principal função da calçada seja a de servir de abrigo para passageiros do transporte público não se encoraje mais nenhuma atividade ou serviço que também precise de espaço na calçada. Exemplo: não é recomendável colocar um ponto de ônibus colado a uma saída de uma estação de metrô ou de um shopping.
Outra dica, e essa vale principalmente para os pontos localizados longe dos terminais e praças, é sinalizar os pontos de ônibus com cores fortes. Isso, segundo o guia, ajuda a inibir que condutores de carros e outros veículos estacionem na frente da estrutura, atrapalhando o funcionamento do transporte público.
Fonte: Gazeta do Povo (PR)