A MAN apresentou os resultados operacionais de um “ônibus anfíbio” em Hamburgo, na Alemanha.
O veículo especial Hafencity Riverbus é destinado a passeios na cidade portuária sobre o rio Elba, onde a grande maioria das atrações turísticas localiza-se na água. Assim, a nova atração combina os tours do porto e da cidade.
A ideia para os serviços na cidade foi do mercador marítimo e confesso entusiasta por ônibus, Fred Franken, que precisou de quatro anos para que tudo se tornasse realidade, tempo necessário para a adaptação de um veículo e para obter a permissão para circular , um dos maiores desafios, já que a lei de tráfego alemã não prevê veículos anfíbios. Tanto é que como ônibus habitual, funcionando em terra firme, o veículo precisa ter até botões de parada, embora não realize embarque e desembarque no meio do caminho…tudo para atender à legislação.
Os preparativos demoraram quatro anos, mas a ideia é mais antiga ainda.
“Eu já tinha a ideia para este tipo de projeto há 18 anos … Naquela época, eu tinha visto uma atração similar em Cingapura e ficou imediatamente óbvio para mim que nós definitivamente precisávamos de algo assim em Hamburgo.” – disse o idealizador, em nota divulgada pela MAN.
O chassi é de um caminhão MAN e o casco/carroceria são da Hungria
O gerente de Vendas de Ônibus da Região Norte da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH, Mike Vannauer, disse na nota que a manutenção precisa ser diferenciada e o uso constante do veículo é um desafio:
“Isto não é um ônibus nem um barco, e na verdade, não existiram veículos que pudessem ser comparados a ele até agora. Então, a equipe da oficina precisa ter um nível extremamente alto de conhecimentos técnicos para conseguir chegar rapidamente a quaisquer partes que precisem de reparos”
A manutenção é feita na oficina da MAN em Moorfleet e o ônibus anfíbio funciona seis dias por semana.
“Nos primeiros dois meses de operação, nós já tivemos mais de 6.000 passageiros a bordo, incluindo cidadãos locais e muitas pessoas de lugares longínquos”, disse Fred Franken.
A MAN informou que outras cidades na Alemanha se interessaram pelo modelo e que já há outros seis pedidos.
Diversas outras cidades, na América do Norte, Europa e Ásia, possuem modelos semelhantes de outras marcas.
O Brasil chegou a ter um ônibus anfíbio, no Rio de Janeiro, mas por questões administrativas, o serviço foi suspenso por tempo indeterminado.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus