A Taguatur – Taguatinga Transportes e Turismo -, filial de Teresina, renovou sua frota trazendo ônibus que certamente vão marcar a memória de quem acompanha o transporte da capital piauiense. São 12 unidades do Apache Vip IV, da CAIO, que vieram numa versão “parruda”.
Os veículos são encarroçados no chassi OF-1724L Bluetec5 da Mercedes-Benz, equipados com suspensão pneumática. Os veículos possuem cinco portas – as três tradicionais do lado direito, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes – e duas do lado esquerdo em nível para aplicação em terminais elevados, exatamente o que Teresina terá em breve com a construção de terminais de integração – isso também explica porque os veículos da Timon City possuem cinco portas tais como os que a Taguatur acaba de receber, assim como outras empresas já possuem unidades com cinco portas.
As encarroçadoras geralmente mantém a altura padrão de suas carrocerias quando estas recebem portas de nível do lado esquerdo. A CAIO faz diferente e aí que está a atração desses veículos. A encarroçadora paulista aumentou a altura dos veículos para permitir a implantação das portas de nível, o que fez com que os ônibus ficassem “parrudos”, com saias e parachoques maiores que o tamanho padrão, fazendo lembrar os tempos que empresas compravam o Torino GV da Marcopolo com carrocerias altas mesmo para chassis Mercedes-Benz.
Os veículos vêm equipados com ar condicionado, conforme exigência estabelecida na licitação de Teresina, que também determinou a configuração de cinco portas dos veículos que atendem aos terminais de integração. Possuem ainda som ambiente e três letreiros – frontal e laterais – da marca FRT de cor branca.
Para quem gosta de carrocerias diferentes do convencional, os Apaches parrudos da Taguatur são a pedida. Cabe lembrar que a CAIO só fabricará o Apache Vip na versão parruda caso a empresa encomende o modelo com as portas de nível do lado esquerdo, caso contrário, a menos que o cliente queira, os modelos são fabricados na altura padrão.
Fonte: Portal Ônibus Paraibanos