A montadora chinesa BYD tornou-se foco da feira EXPO APTA (American Public Transportation Association) em Huston, no Estado do Texas (EUA), ao apresentar o primeiro ônibus articulado do mundo equipado com um sistema propulsor 100% elétrico. “As consequências de nossas escolhas, de hoje, deixarão um legado ambiental e econômico que os nossos filhos vão viver por décadas no futuro”, disse Micheal Austin, vice-presidente da BYD dos Estados Unidos.
O veículo, batizado de “The Lancaster”, em homenagem à cidade californiana em que o modelo foi projetado e fabricado pela BYD, possui 18,9 metros de comprimento e capacidade para transportar até 120 passageiros. Sua bateria possui autonomia para mais de 170 quilômetros com uma única carga.
“O Lancaster eBus estava em desenvolvimento há quase dois anos e é um exemplo do comprometimento da BYD com os mercados para BRT nos Estados Unidos. A bateria equipada no veículo é a base de fosfato de ferro, sendo à prova de fogo, totalmente reciclável, e com um ciclo de vida mais longo”, informou Brendan Riley, vice-presidente de Vendas da BYD. “A recarga da bateria se faz de duas a quatro horas, apenas. Normalmente, o carregamento das baterias ocorrerão no período noturno, considerando a redução da frota circulante na madrugada”, completou.
Brasil: De acordo com as características do Lancaster eBus, não é difícil imaginar que este modelo terá um futuro bastante promissor nos mercados em que há um forte apelo por sistemas de mobilidade urbana, como o BRT, e por tecnologias sustentáveis. Com o ingresso da BYD no Brasil, o Lancaster poderá ser um dos seus principais produtos no futuro, considerando a política de preços competitivos adotada pela montadora chinesa.
Fonte e foto: Transpoonline