Os usuários de transporte público de Natal foram surpreendidos nesta semana com mais uma novidade após a alteração no itinerário das linhas de ônibus 48, 66 e 29. Todas passavam pelo Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pelos bairros de Potilândia, Nova Descoberta e Morro Branco, mas desde a última segunda-feira (24) estão seguindo outros roteiros.
Como a população não foi avisada em tempo hábil, quando a mudança passou a vigorar, muitos passaram horas esperando os ônibus nos locais de costume, sem saber o que estava acontecendo. Quando indagavam aos motoristas de outras linhas sobre a demora, eram avisados, pelos que sabiam, sobre a alteração do itinerário.
Segundo a moradora do bairro de Nova Descoberta, Cristiane Santos, no dia em que a alteração passou a vigorar, os usuários foram pegos de surpresa e os próprios motoristas não sabiam o percurso a fazer. “Pela manhã, a parada de ônibus estava lotada e passamos mais de uma hora esperando os ônibus, sem saber que eles não passariam mais aqui por Nova Descoberta. O único ônibus que passou foi o 47 e perguntamos ao motorista porque os outros estavam demorando. Ele nos informou da alteração e disse que os cartazes avisando haviam sido colocados no sábado, ou seja, dois dias antes da mudança, o que é um absurdo. Além disso, no mesmo dia à tarde, peguei um ônibus da linha 48, onde o próprio motorista não estava sabendo da alteração e os passageiros que tiveram que lhe ensinar o caminho novo”, contou Cristiane.
Os moradores e usuários de ônibus dos bairros de Nova Descoberta, Potilândia, Morro Branco e Ponta Negra, foram os mais prejudicados com a alteração no itinerário das linhas e para tentar reverter a situação e fazer com que as linhas voltem ao percurso normal, os usuários estão organizando mobilizações para fazer com que as autoridades atendam às necessidades dos usuários.
De acordo com Gorete Mulatinho, a população está se unindo para ter ‘voz’ e ser ouvida pelas autoridades. “Moro em Nova Descoberta há muitos anos e sempre houve esse descaso com os usuários de ônibus, pois além de termos poucas linhas passando aqui, elas ainda demoravam muito. Já nos tiraram a linha 49 há anos atrás e, agora, mais três de uma só vez. Estamos nos mobilizando e fazendo um abaixo assinado. Já tenho quase 500 assinaturas e quero conseguir mais, para levarmos a indignação da população até as autoridades competentes. Vamos fazer quantas mobilizações forem necessárias até que nos escutem e tragam de volta os nossos direitos”, disse Gorete.
Os estudantes da UFRN também estão prejudicados, pois, à exceção da linha 29, as demais deixaram de passar pelo Campus, e agora, a classe universitária continuará tendo que recorrer ainda mais ao serviço precário oferecido pelo ‘circular’ ou com as pouquíssimas opções que ainda passam pelo local.
Para a estudante universitária Whuania Beatriz, os estudantes e toda a população estão sendo novamente prejudicados com as mudanças feitas no transporte público. “Eu estudo à noite e o 29 e o 66 eram as opções de ônibus que eu podia pegar para chegar em casa. Agora todos nós seremos prejudicados, e eu não entendo porque fizeram essa alteração se estas linhas estão sempre lotadas. Mais uma vez, a população está pagando pelas decisões erradas feitas pelos administradores”, disse a estudante.
De acordo com o secretário adjunto de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Jefferson Pedrosa, as alterações não são definitivas e a Secretaria irá trabalhar para atender a demanda da população. “Ainda não recebi um relatório oficial sobre a mudança, mas assim que o tiver em mãos, convocarei o corpo técnico da Secretaria e os operadores dessas linhas, para que juntos possamos resolver essa questão de modo que a população não permanece sentindo-se prejudicada. Mas precisamos que os usuários registrem sua reclamação junto à secretaria para anexarmos à pauta da reunião e possamos atender os interessem de ambos, sem que a população seja prejudicada”, disse o secretário Jefferson Pedrosa.
As reclamações e os abaixo-assinados devem ser entregues junto à Semob, que fica localizada na avenida Almino Afonso, 44, Ribeira. As reclamações também podem ser feitas pelos telefones: 3232-4445 ou 3232-4446.
Fonte: Jornal de Hoje