Congestionamentos na BR-101, na Grande Natal, continuam sem solução

Apontado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) como obra importante para desafogar o trânsito no trecho urbano da BR-101 – mais precisamente no limite entre os municípios de Natal e Parnamirim -, a mudança na faixa do retorno que fica nas proximidades da passarela do bairro de Emaús não vem surtindo o efeito desejado, segundo o próprio órgão. Para o Dnit, há a necessidade de estudos que tragam soluções e, consequentemente, uma maior fluidez ao tráfego no local.

“Vamos licitar o remanescente do lote 21 junto ao Governo Federal, que seria destinado para a construção de vias marginais e reestruturação da rodovia. Já estamos em contato com o Ministério dos Transportes, em Brasília, para publicarmos o edital das obras até fevereiro de 2013”, afirmou Ézio Gonçalves Reis, superintendente do Dnit no Rio Grande do Norte.

A solução mais eficiente, apontada pelo superintendente para o fim dos congestionamentos no trecho, seria a construção de um viaduto sobre a BR-101, na altura da avenida Maria Lacerda Montenegro, uma das mais movimentadas de Nova Parnamirim. “Precisamos realizar esta intervenção. Aquele trecho é muito perigoso e o motorista precisa de uma certa paciência para ficar naquele engarrafamento. Esse projeto foi elaborado em 2002 e aprovado em 2004, mas ainda nada foi concretizado”, conta Ézio, se referindo ao projeto de duplicação da BR-101 entre a capital potiguar e a divisa do estado com a Paraíba.

Em horários de pico, principalmente, o acesso aos bairros de Emaús e Nova Parnamirim, em Parnamirim, e aos conjuntos de Cidade Satélite e Pirangi, em Natal, requer muita paciência dos motoristas. O trânsito na rodovia, no início da manhã, período de almoço e final da tarde é intenso e os engarrafamentos são constantes.

Ainda de acordo com o superintendente do Dnit, a previsão para a publicação do edital que permitirá a construção do viaduto sobre a BR-101, ligando o conjunto Cidade Satélite ao bairro de Nova Parnamirim, além da construção de faixas marginais para fluidez do trânsito no local, só deve sair mesmo do papel em fevereiro do próximo ano.

“Acreditamos que até final de janeiro, ou início de fevereiro do próximo ano, estaremos com o edital lançado para o restante dessas obras. Devido ao crescimento das cidades e da aproximação entre Natal e Parnamirim, a atual situação da rodovia não comporta a quantidade de veículos que transita por ela”, admitiu o superintendente.

De acordo com o Ministério dos Transportes, a construção de um viaduto sobre a BR-101 no limite entre os municípios de Natal e Parnamirim integra o primeiro lote de obras de duplicação da rodovia, iniciada desde 2005, com um orçamento de R$ 513,9 milhões.

Foto: Jocaff Souza (G1 RN)
Fonte: G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo