Natal ganha a maior renovação única de frota da história

A cidade de Natal recebeu oficialmente na tarde desta quarta-feira (07), a maior renovação única de frota da história. Hoje, no Ginásio Nélio Dias, no Gramoré, a Transportes Guanabara apresentou a população 60 novos ônibus incorporados à sua frota.
Com um investimento de R$ 18 milhões, a Transportes Guanabara, agora controlada pelo grupo Paulo Chaves (detentor de empresas de ônibus como Metropolitana e Caxangá, em Pernambuco), está, com esse lote, saindo na frente para a futura licitação do transporte coletivo de Natal.

De acordo com Fernando Queiroz, diretor da Guanabara, a empresa está muito feliz em poder contemplar o natalense com essa grande renovação. “Uma das obrigações de quem faz o serviço de transporte é renovar a frota, podendo oferecer ao nosso cliente uma frota de qualidade, confiável. Esse foi o nosso grande objetivo”, ressalta.

Fabricados sob o chassi OF-1722 da montadora alemã Mercedes Benz, os 60 ônibus, do modelo “Torino”, fabricado pela encarroçadora gaúcha Marcopolo, devem estar rodando até a próxima segunda-feira (12). Nesta quarta-feira, segundo Fernando Queiroz, 34 veículos já estavam em operação.

Os veículos serão distribuídos em quase todas as linhas da empresa – principalmente nas linhas da Zona Norte que atendem destinos na Zona Sul. Linhas com destino ao centro da capital potiguar também serão contempladas.

Presenças no evento: A entrega da nova frota da Guanabara foi bastante concorrida. Representantes das empresas de ônibus de Natal, do SETURN, lideranças comunitárias e políticos estiveram presentes na solenidade.

Um dos presentes foi o vice-presidente do SETURN, o empresário Luiz Flor. “Natal teve a felicidade de ter o empresariado local acreditar no desenvolvimento do transporte público e, com essa entrega, totalizamos 200 novos ônibus nos últimos três anos”, comemora o empresário.

Luiz Flor ressalta, ainda, a parcela da Prefeitura do Natal para a melhoria constante do transporte: “O empresário mostra mais uma vez que acredita que a Prefeitura dê as condições necessárias para se fazer um melhor transporte, pois o transporte não é só feito com ônibus. É feito com vias de acesso, com vias exclusivas para que o ônibus possa andar. Com esse investimento, é sinal que os empresários acreditam que a situação vai melhorar e, quando a Copa vier, teremos benefícios cada vez maiores”, explica.

Quem também esteve presente foi o Secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Márcio Sá. Segundo ele, essa entrega representa uma melhoria considerável no sistema: “Isso irá fazer com que os índices de qualidade do sistema possam começar a melhorar”.

Além deles, a Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, compareceu a entrega dos ônibus e ressaltou a antecipação da empresa ao processo licitatório do transporte público de Natal, que ocorrerá em breve. “Na licitação desse ano, inclui-se uma grande troca de veículos que operam em Natal. Com essa compra, a empresa Guanabara se antecipou as outras e já cumpriu essa exigência do processo licitatório”, completa a Prefeita. Em discurso, Micarla divulgou dados que revelam que, na sua administração, 43% da frota de ônibus que circulam na capital foram trocados nos últimos três anos.

Mobilidade urbana: Uma reclamação constante entre os presentes no evento era a falta de condições para que a frota nova possa operar sem maiores problemas na capital.

“Você não consegue fazer um transporte de qualidade com um ônibus sozinho”, reclama Fernando Queiroz. De acordo com ele, existem muitos problemas que impedem o pleno aproveitamento das renovações de frota que ocorrem em Natal. Malha viária deficiente, falta de estrutura das paradas e trafegabilidade ruim dos ônibus são alguns dos problemas que o diretor da Guanabara aponta para que o transporte de Natal evolua. “O ônibus novo sozinho não resolve o problema. Eu coloco meu cliente dentro e ele fica preso no trânsito ou caindo nos buracos. O veículo não consegue andar. E aí?”, exalta.

Consultada sobre essa reclamação, Micarla de Sousa disse que a Prefeitura já está fazendo sua parte para melhoria do trânsito e do transporte urbano em Natal. Além das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo já em andamento, a Prefeita declarou que está reservando recursos para finalização do programa “Pró-Transporte”, que pretende melhorar a malha viária da Zona Norte. “Os projetos de mobilidade tem o prazo de entrega até o início de 2014”, completou a chefe do executivo.

Equipe Unibus RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo