Garagem.com: ‘P’ de problema

 
Problema, percalço, pesar, preocupação. Sinônimos com uma mesma letra inicial e um mesmo significado: O que é difícil de explicar, resolver, tratar, lidar, etc. ‘P’ também é o código de uma linha que engloba todos estes sinônimos: Parnamirim/Ponta Negra.
Uma das linhas de maior demanda do sistema metropolitano do estado, a ‘P’ é tema de pauta esporádica na mídia, mas de um sofrimento diário dos usuários. Quatro ônibus não dão mais conta da imensidão de gente que se desloca de Parnamirim para Ponta Negra e vice-versa. Na última segunda (12), o tema foi tratado pela INTER TV CABUGI (afiliada Globo em Natal) que abordou uma linha do tempo com reportagens da própria emissora desde o ano passado, quando a população já recorria à mídia para expor sua agonia com o pouco transporte. O vilão, mais uma vez, o DER – Departamento de Estradas e Rodagens, que não autoriza o aumento da frota da linha.
Comedidamente, desta vez o órgão gestor informou que iria realizar fiscalizações para verificar a necessidade do aumento de frota.
É extremamente lamentável a falta de ação do DER com a linha P e ridículo dizer que vai verificar a necessidade do aumento de frota. A linha já tem estrutura para ter, pelo menos, mais dois carros. A demanda é imensa – e não é de hoje, tanto que já faz um significativo tempo que os usuários estão na peleja para que haja o aumento da frota – e isso não seria resolvido com ônibus maiores, mas sim com mais ônibus. Um maior fluxo de horários acomodará melhor o fluxo de passageiros; Vantagem para as empresas operadoras (Trampolim da Vitória e transporte opcional) que lucrarão significativamente em cada viagem e, principalmente, vantagem para os usuários que não irão esperar horas nas paradas (infelizmente é o que acontece atualmente) e terão um transporte menos lotado e mais ágio.
Tempos depois foi que eu notei, mas o DER não informou onde e (a partir de) quando estaria realizando esta fiscalização. Uma lástima! Eu adoraria estar lá para apontar para o ônibus, sempre lotado, e questionar: “É esta a linha que vocês têm dúvidas se precisa aumentar a frota?”. Certo! Bem que nós mesmos do Unibus poderíamos fazer algo, alguma matéria, especializada nisso, mas não adianta mais mostrar. O necessário é agir, e o DER, pra variar, não age! Já andei procurando, dentro do trajeto da linha P, onde seria este ponto de fiscalização. Espero sinceramente que seja incompetência da minha parte, mas não vi nem a sombra dessa fiscalização. Se alguém tiver alguma informação concreta sobre essa tal fiscalização e puder compartilhar, será de grande utilidade. Em minha opinião, essa fiscalização é mais uma ‘conversa pra boi dormir’ do DER.
É lastimável um órgão gestor demonstrar ter um espírito frívolo em questões tão importantes do transporte. Pior ainda ser resistente sobre o não aumento da frota e ir à diante com este absurdo no não aumento da frota, prejudicando a população. Que o DER crie postura de órgão gestor e haja o quanto antes. Os usuários, sufocados e atrasados, agradecem!
Thiago Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.