Término da validade de identidades estudantis provoca tumulto em postos de emissão

O término da validade das identidades estudantil 2011, neste sábado, dia 30, causou tumulto e filas nos postos de emissão do NatalCard Estudante. Desde as primeiros horas da manhã, estudantes e pais de alunos se aglomeravam em frente aos cinco postos que abriram neste sábado. Muitos reclamavam da desorganização e desinformação sobre os prazos. Até as 17h, o atendimento continuava nos postos da Ribeira, Largo do TAM, Via Direta, Shopping Alecrim e Fundação Augusto Severo, na zona Norte.

A Identidade Estudantil Eletrônica (IEE 2012) é gratuita. O selo da carteira, que garante descontos em cinemas, teatros e outros serviços pode ser solicitada em qualquer um dos onze postos do NatalCard. No entanto, para ter direito à meia-passagem, o estudante precisa adquirir o cartão eletrônico do NatalCard. Somente no posto da Ribeira é possível a retirada do cartão.

Na sede  do Espaço da Estudante, na Ribeira, houve tumulto com a formação das filas que contornavam todo o prédio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).  O estudante de história Leandro Pinheiro foi um dos primeiros a chegar e reclamou que não havia, até às 8h, quando o serviço foi aberto, orientação sobre quais locais fariam a colagem do selo e qual emitiria o cartão eletrônico, para aqueles que ainda não possuem. “A informação é que hoje seria o último dia para pedir a nova carteira. A partir de segunda, ela deixa de ser gratuita, para ser paga. Por isso, esse tumulto todo”, disse o estudante.

No local, os funcionários informavam de que o pedido pode ser feito durante todo o ano, sem custo em caso de primeira via, para estudantes da rede pública ou privada. Para a segunda via é cobrado R$ 8,80.

No Largo do Teatro Alberto Maranhão, a cena se repetia. Mais fila, desinformação e reclamações. Depois de duas tentativas frustradas, a dona de casa Creuza Laurentino, moradora do Brasil Novo, na Zona Norte da cidade, chegou às 6h e até ás 10h não havia sido atendida.  No dia 11 de março, quando buscou o posto pela primeira vez, a Escola Municipal Francisca Oliveira, onde estuda o filho não havia enviado o cadastro dos alunos para atualização do sistema. “Ontem, eu vim, mas a fila tava imensa também e não consegui ser atendida”, disse Creuza, que esperava  a escola ter enviado as informações.

No Via Direta, onde o guichê  da empresa responsável por gerenciar o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Natal  também está atendendo, a fila para solicitar o cartão se prolongava por cerca de 100 metros, dando volta pelos corredores do shopping.

Fonte: Tribuna do Norte

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