Que propaganda é a alma do negócio ninguém duvida. Empresas – das recém-lançadas até as mais tradicionais – investem cada vez mais na publicidade de suas marcas. Boa parte do investimento está na propaganda em ônibus, os chamados ‘outbus’ e ‘backbus’. O anúncio em ônibus é altamente atraente para as empresas. Os veículos circulam o dia inteiro e cortam toda a cidade em suas rotas, fazendo com que a marca estampada passei por todo o trajeto, dando grande dimensão a publicidade da marca, automaticamente levando mais clientes para os anunciantes.
Em toda Região Metropolitana de Natal, praticamente todos os ônibus tem propagandas nas traseiras. Algumas empresas como a Viação Campos, tinha, anos atrás, ‘backbus’ em todos os veículos da empresa. Dos mais variados tipos, os clientes sempre obtém retorno. Algumas chamam atenção pela imensa criatividade, é o caso da propaganda da concessionária Dunas, revendedora da marca Kia. A propaganda do veículo ‘Sorento’ trás a traseira do carro com a transparência no vidro traseiro do carro e do ônibus, com a frase “Cabe todo mundo. Tranquilo”, repassando a ideia de um veículo espaçoso internamente.
Foto: João Maria Gomes
Já a Prefeitura do Natal causou polêmica nas redes sociais com uma campanha sobre uma vida mais saudável. A propaganda sugere ao consumidor pratos dos ‘fast-foods’ (as chamadas comidas rápidas, pela tradução livre do inglês) e grátis um infarto. A campanha busca mostrar que ‘Quem exagera, só ganha problemas’, sugerindo a escolha alimentos saudáveis. A foto foi postada na rede social Facebook e em meio a diversos comentários, alguns usuários da rede social classificaram a campanha como ‘agressiva’.
Foto: Divulgação/Facebook
Em 2009, o Grupo A. Cândido foi irreverente ao levar a propaganda pronta, já saída de fábrica, para a traseira dos ônibus. Responsável também por concessionária de veículos e empresas de locação, os ônibus das empresas Reunidas e Santa Maria passaram a ser produzidos já com a propaganda de outras empresas do grupo, como as concessionárias Via Costeira Volkswagen e Nacional Volkswagen. No espaço destinado a propaganda, os ônibus ganham fotos dos veículos e serviços vendidos nas concessionárias, sendo trocados esporadicamente. Segundo informações não oficiais, a ação aumentou significativamente a venda de carros, peças e serviços nas concessionárias e locações de veículos na empresa Atar.
Foto: João Maria Gomes
Foto: Thiago Martins
Foto: Thiago Martins
Por Thiago Martins
Otima Postagem…