Coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), a campanha conta inicialmente com a realização do 1º Prêmio Semob de Educação no Trânsito voltado para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. A iniciativa visa incentivar crianças e jovens à reflexão sobre o trânsito no contexto da cidade e da sua relação com a qualidade de vida, contribuindo para a adoção de comportamentos e hábitos que tornem esse ambiente mais seguro, civilizado e humano, reduzindo assim o número de vítimas.
Por meio de um concurso de redação, serão desenvolvidos os temas “Eu corrijo erros no Trânsito” (Ensino Fundamental I do 1º ao 3º ano); “Erros no Trânsito? Eu corrijo” (Ensino Fundamental I do 4º ao 5º ano); “Eu vejo o Trânsito melhor no futuro” (Ensino Fundamental II do 6º ao 9º); e “Sou jovem, sou exemplo no Trânsito” (Ensino Médio). A entrega dos trabalhos deverá ser feita no período de 14 a 31 de maio. Serão premiados alunos, professores e escolas. Os prêmios constam de bicicleta, medalhas e placas com menções honrosas, além de certificados.
“A idéia é promover a mudança de cultura do nosso condutor de veículo investindo e utilizando da educação e do alerta aos nossos pequenos cidadãos que serão os futuros condutores”, ressaltou o titular da Semob, Márcio Sá. Segundo ele, a expectativa é de que a discussão chegue à casa dos condutores através dos seus filhos que são os bens mais preciosos dos pais.
Presente ao evento, o secretário municipal de Comunicação, Gerson de Castro, ressaltou a importância da educação para o trânsito mas defendeu que também é necessário maior fiscalização e maior rigor na punição dos crimes de trânsito. “Devemos nos juntar para evitar que Natal siga o exemplo de outras grandes cidades que enfrentam um processo intenso de desumanização do trânsito. Precisamos unir esforços numa campanha permanente de conscientização para fazer com que todos entendam que a pressa não deve servir de justificativa para barbaridades que costumamos ver diariamente nas ruas de nossa cidade”, afirmou.
Segundo Gerson de Castro, existem duas maneiras de resolver essas questões no trânsito: educação e uma fiscalização mais rigorosa. “O que está matando no trânsito é a falta de educação e de respeito de muitos motoristas ao seu semelhante. Como jornalista e cidadão, apaixonado que sou por esta cidade, sempre pautei minha atuação profissional pela defesa da civilidade no trânsito. E asseguro a vocês que a Secretaria de Comunicação fará o que estiver ao seu alcance para contribuir com o esforço de uma campanha de humanização e respeito nas ruas e avenidas de Natal”, finalizou.
Fonte e foto: Prefeitura do Natal