Devido à cobertura da Caravana Volvo em Natal na última semana, não tivemos a atualização do Garagem.com. Para sairmos do atraso, exponho hoje quatro temas. O primeiro, ligado ao título principal, refere-se ao súbito desaparecimento dos cobradores em boa parte das linhas de ônibus em Natal. Foi noticiado que até mesmo algumas linhas da empresa Transportes Guanabara ficaram sem circular no fim de semana, em protesto dos rodoviários com a retirada dos cobradores. Quero, inicialmente, abrir um parêntese sobre a paralisação da Guanabara: Há de se pensar que os rodoviários da Guanabara são mais austeros ou, talvez, organizados, a ponto de paralisarem as atividades. Digo isso, pois, até agora, apenas a empresa Conceição ainda não iniciou a demissão em massa. Ainda!
Pois bem! Eu mesmo, em um recente texto aqui do Garagem.com onde abordei o sistema de transporte de Joinville, considerei que o fim do cobrador era uma tendência. Questão de tempo. E é! No nosso caso, isso se apressou em decorrência do não aumento na tarifa urbana. E o aumento do preço do diesel anunciado pelo governo há algumas semanas foi o estopim. O que se comenta entre o setor empresarial é que o cinto já está extremamente apertado. A meta, neste momento, é cortar gastos o máximo possível. Sem querer colocar lenha na fogueira – que fique bem claro: fogueira a ser acesa com gasolina, não com diesel, pois está caro, de fato, e não pode ser gastado com isso! – mas não me admiraria surgir à informação de que determinadas linhas passem a ter menos viagens ou possam, até mesmo, ser extintas… A meta é reduzir!
Agora o sindicato dos rodoviários corre contra o tempo, tentando, ao menos, uma solução para que não haja essa demissão em massa e que os cobradores possam ser aproveitados em outras funções. Confesso-lhes que, entre as empresas urbanas de Natal, é de meu conhecimento que a Transportes Guanabara tem um ‘plano de carreira’ para os funcionários, e, logicamente, mediante todo o acompanhamento da própria empresa, cobradores podem se tornar motoristas – justamente a empresa que tem os rodoviários mais austeros ou organizados. Independente de qualquer coisa, é fato: A tendência era mesmo que a maioria dos cobradores se tornassem motoristas, caso não tivesse havido a mudança de maneira tão brusca.
Outra e importante questão a ser observada é que o sistema eletrônico não avançou (como no próprio exemplo de Joinville, com um incentivo de diversos pontos de venda do cartão eletrônico). Como há uma significativa parcela dos usuários pagando a tarifa em espécie, os atrasos nos ônibus serão ainda mais comuns. Ruim para os usuários – que tenderão a se atrasar mais – e péssimo para o sistema – que fica mais distante do principal sinônimo de transporte coletivo: agilidade.
Vai comprar?!
E não dá para não falar da Caravana Volvo. Mas não vou falar do magnífico evento em si. A questão de hoje está nos bastidores, pois, segundo fontes, duas empresas aproveitaram o evento para confirmar compras de chassis da marca sueca. Pois é. Uma empresa do segmento urbano e outra rodoviária estariam para estrear os chassis da Volvo aqui no Rio Grande do Norte. Não foi possível saber a quantidade de veículos nem confirmar as compras, mas, se for verdade, serão bem vindos! Agora é aguardar e conferir!
Culpa nossa!
A caravana também serviu para uma ampla confraternização entre os interessados no tema ônibus. Lá, conheci Leon Denizar, também especialista em ônibus aqui do RN. Estava ao lado do companheiro Renato Valdevino e, conversa vai, conversa vem – sobre ônibus, claro! – Leon nos relatou um caso no mínimo interessante e que eu não consigo achar adjetivo para classificar. Um dos maiores direcionamentos de quem tem o ônibus por hobby – há quem diga que é o maior – é fotografar os veículos. E Leon estava na rodoviária de Natal – que cordialmente sempre nos abre suas portas – fotografando, tranquilamente, quando vinha chegando um ônibus de determinada empresa. Ele fez o registro fotográfico do ônibus e, de repente, o motorista parou o veículo, olhou para ele e ‘despejou’:
– Já tá fotografando ônibus aqui de novo?! Os ônibus sendo assaltados pela cidade… É culpa dessas fotos!
Pobre de Leon! Pobre da gente! Imagina se esse motorista descobre nossas discussões no Orkut… Acho que passaríamos de busólogos para formadores de quadrilha. Segundo Leon, ele nem se deu o trabalho de responder tal comentário.
Da série “Tecnologia – a arma traiçoeira dos demônios impuros do ocidente”.
Nas ruas!
A segunda-feira (30) foi recheada de novidades das empresas que ganharam às ruas. A Conceição colocou seus novos veículos em operação (alguns novos, outro seminovos). Entre os modelos, Svelto NS, Urbanuss Pluss e Apache VIP I e II agora fazem parte da frota da empresa. A Guanabara também deu o ar da graça com novos carros. Lá, são do modelo Torino G6, usados da Metropolitana, de Recife. Um deles esteve hoje na linha 25 – Bairro Nordeste/Petrópolis.
Nas ruas!
A segunda-feira (30) foi recheada de novidades das empresas que ganharam às ruas. A Conceição colocou seus novos veículos em operação (alguns novos, outro seminovos). Entre os modelos, Svelto NS, Urbanuss Pluss e Apache VIP I e II agora fazem parte da frota da empresa. A Guanabara também deu o ar da graça com novos carros. Lá, são do modelo Torino G6, usados da Metropolitana, de Recife. Um deles esteve hoje na linha 25 – Bairro Nordeste/Petrópolis.
Thiago Martins