Internacional: Mercedes-Benz Citaro é o “Ônibus do Ano 2013”

O novo Citaro com motor Euro VI ganhou o título de “Ônibus do Ano 2013” no Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hanover, Alemanha, com o apoio esmagador do júri internacional de especialistas, bem à frente de seus competidores, quase todos os quais estavam contando com a tecnologia híbrida. O novo Citaro já é o primeiro ônibus urbano de produção padrão a incluir a tecnologia Euro VI e continua a expandir sua vantagem competitiva. De modo a atender à nova legislação europeia, os ônibus contam com um complexo sistema de controle de emissões, que combina a conhecida tecnologia Mercedes-Benz SCR, com a injeção de Arla, um conversor catalítico de oxidação e um sistema de recirculação de gás de escapamento, além de um filtro de particulado de loop fechado. Uma geração completamente nova de motores, em conjunção com este sofisticado sistema de controle de emissões, garante as margens mais baixas já detectadas de poluentes, representando, deste modo, um passo além no desenvolvimento contínuo da tecnologia a diesel.
O coração deste “milagre econômico” da Mercedes-Benz é representado pela série de motores recém-desenvolvida BlueEfficiency Power, que consiste em unidades alinhadas de seis cilindrados OM 936, com um deslocamento de 7,7 litros e OM 470 com um deslocamento de 10,7 litros. Ambos os motores atendem à norma de emissões Euro VI e são caracterizados por sua durabilidade, juntamente com seu baixo consumo de combustível, de óleo e de AdBlue.

Economia de 3% a 5%: Tais inovações técnicas, contudo, não aumentaram o peso do Citaro nem reduziram seu espaço. Também ajudando a economizar há um módulo de recuperação inovador de 24 volts. A altura de embarque mais baixa nas portas traseiras também ajuda a reduzir o consumo de energia. No geral, o Citaro alcança economia de combustível entre 3% e 5%. Dado o uso normal, isso corresponde a 1.000 litros de diesel ou 2,6 toneladas de CO2 por ano. A manutenção dos filtros de particulado de diesel, agora, só precisa ser feita a cada dois anos, ou após 120.000 quilômetros.

Outro fator para o sucesso do novo Citaro é seu design atraente e único. Para acomodar os novos motores, os engenheiros desenvolveram uma nova estrutura traseira, que torna o veículo 30 milímetros mais longo. A tampa do motor e os clusters de luz traseiros também foram redesenhados. Unidades de LED que economizam energia e têm vida longa foram utilizadas para as lâmpadas traseiras, luzes de freio e setas.

Segurança e conforto: Como não poderia deixar de ser, o Citaro obteve notas extremamente boas em termos de segurança. Isso porque ele apresenta um novo elemento para proteger o motorista em caso de colisão – um espaço de sobrevivência maior para o interior, caso o ônibus capote. Também foi possível tornar diversos elementos da carroceria mais leves, e até mesmo mais fortes.

O conforto dos passageiros foi outra área considerada pelos jurados para eleição do Citaro como “Ônibus do Ano 2013”. As áreas de entrada e saída em cada porta são bem iluminadas com uma faixa larga de luz LED. Com as abas de ventilação do teto atuando como refletores, as luzes dão o efeito de iluminação indireta. Elementos adicionais de luz foram usados para criar áreas quietas e discretas e cantos de leitura enquanto, ao mesmo tempo, o bom nível de iluminação da seção traseira do veículo ajuda a reduzir o risco de vandalismo.

Fonte e fotos: Guanabara Diesel (RJ)

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