Os usuários de ônibus, faça dia ou faça sol, sofrem com a falta de estrutura nas paradas à espera do transporte público. Faltam coberturas, assentos ou nem isso, existe apenas uma placa de sinalização.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) está trabalhando em três frentes de trabalho para reestruturar as paradas de ônibus, quem garante é o secretário adjunto de transporte, Clodoaldo Cabral.
“Serão mais 300 novos abrigos em Natal”, diz o adjunto que especifica a divisão dos abrigos. Serão reformados os abrigos especiais, que tem maior cobertura e acabamento diferenciado, no qual a licitação está aberta. Outras 200 novas paradas serão feitas e mais 166 para a Copa do Mundo FIFA 2014, realizada através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) “2”, com investimentos de R$ 1,5 milhão já garantido pelo Orçamento Geral da União (OGU).
Pelo “PAC 2”, os abrigos serão feitos e reparados nas avenidas entorno do estádio Arena das Dunas e 28km de calçadas será construídas ou restauradas, nas que houver necessidade. A previsão de Clodoaldo é que as obras terminem antes da Copa, “espero que não tenha nenhum transtorno”, acredita o adjunto.
O secretário adjunto acrescenta a ação da Semob em retirar as paradas que não tiveram reparos, podendo ocorrer acidentes.
Sobre a segurança nas paradas de ônibus, o secretário adjunto comenta que não tem como fazer um trabalho ostensivo. Clodoaldo prevê a criação de uma Central de Mobilidade, com câmeras espalhadas na cidade para que quando necessário, acionar serviços de emergência.
“Em quatro anos não foi feito nada. Queremos fazer algo certo, de boa qualidade e com tempo ábil”, encerra Clodoaldo.
Fotos: Wellington Rocha (Portal No Ar)
Fonte: Portal No Ar